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      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Reciclando ideias: uma abordagem mais simples sobre improvisação - Parte II

      Por: Danny Al varenga | Categoria: Guitarra e Violão, Improvisação 8546 exibições Dificuldade Intermediário

      Fala, galerinha ligada no Guitar Battle. Tudo Beleza?

      Esse mês vamos falar um pouco mais sobre modos e de uma maneira mais lúdica, talvez. Falaremos sobre os intervalos que compõem cada modo, como encontrar a sua tonalidade dentro dele e vamos dar uma repassada em harmonia também. Vamos nessa?

      Memorização dos intervalos dos modos da escala maior:
      Saber os intervalos característicos de cada modo grego é importantíssimo, pois eles são os responsáveis diretos por te dar as “Notas Boas” dentro de um improviso. Todo bom improvisador sabe de cor os intervalos característico de cada nota de orelha e de cabeça. Logo, é importante ter eles na ponta dos dedos, vamos nessa?

      Modos Maiores:       

      - Maiores Naturais:

      Modo

      Intervalo

      Jônio

      T 2 3 4j 5j 6 7+

      Lídio

      T 2 3 4# 5 6 7+

      Mixolídio

      T 2 3 4j 5j 6 7

      Modos Menores:

      - Menores naturais

      Modo

      Intervalo

      Eólio

      T 2 3b 4j5j 6b 7

      Dórico

      T 2 3b 4j 5j 6 7

      Frígio

      T 2b 3b 4j 5j 6b 7

      O modo Lócrio é o único que possui a: tríade diminuta. Portanto, ele contém a (5b) como intervalo característico.

      Modo Lócrio: T 2b 3b 4j 5b 6b 7

       Encontrando a Raiz (tonalidade) do campo harmônico.

      Jônio – É a própria raiz. EX: G jônio = escala de G.

       

       

      Dórico – a raiz estará uma sétima menor acima. Ex: G dórico = Escala de F maior.

      Frígio – a raiz estará uma sexta menor acima. Ex: G Frígio = Escala de Eb maior.

      Lídio – a raiz estará uma quinta justa acima. Ex: G lídio = escala de D maior.

      Mixolídio – a raiz estará uma quarta justa acima. Ex: G Mixolídio = escala de C maior.

      Eólio – a raiz estará uma terça menor acima. Ex: G Eólio = escala de Bb maior.

      Lócrio – a raiz estará uma segunda menor acima. Ex: G lócrio = escala de Ab maior.

      Harmonia Análise de harmonia modal (análise individual sobre cada acorde):

      1º passo: entender como a estrutura de intervalos de cada acorde, isso é, entender acordes cifrados.  

      2ºpasso: associar o modo (escala) compatível com o acorde. Em alguns casos teremos sempre mais de uma possibilidade. Para se realizar este segundo passo com mais facilidade, é indispensável conhecer as formas dos intervalos dos modos.

      3ºpasso: associar o campo harmônico de cada acorde, calcular a origem (raiz) de sua escala. Exemplo: G mixolídio não tem origem na escala de sol, na verdade ele é Vº grau da escala de C. Portanto, dó é seu campo harmônico, sua raiz. Associar o campo harmônico é importante, pois ele abre muitas possibilidades na escolha de arpejos, pentas ou substituição de acordes.

      Exemplo de harmonia modal: || A7/13 |   %     | Bb7+/11# |    %      |   Bm6     |  %  :||

      Análise de harmonia tonal: podemos considerar que uma harmonia é do tipo tonal quando todos os acordes, ou a maior parte deles, são do mesmo campo harmônico. Nesse caso a análise não é individual, mas sim pelo grupo de acordes. Essa é a ideia básica de como descobrir o tom de uma música.

      1º passo: entender a fórmula do campo harmônico, o tipo de acorde de cada grau e a distância (tom e semitom) entre eles. Exemplo sobre o campo harmônico em C com acordes de tríades.

                         Iº            IIº          IIIº        IVº           Vº          VIº         VIIº      VIIIº

      2º passo: observe o tipo, grau e distância entre acordes vizinhos (C e Dm, Dm e Em, etc).

      Exemplo: dois acordes menores da distância de um tom só entre o IIº e IIIº graus, menor e maior na distância de1/2 tom só entre o IIIº e IVº graus, dois maiores na distância de um tom só entre IVº e Vº graus, do VIIº para o Iº a situação também é única. No caso maior e menor na distância de 1 tom, temos duas possibilidades: Iº e IIº ou Vº e VIº.

      Descobrindo o grau de algum acorde de uma música, já temos base para calcular a raiz do campo harmônico e encontrar o tom da música.

      Exemplo:

                IIº          IIIº          VIº          Vº
      ||    Cm      |  Dm     |   Gm     |    F      ||

      Tonalidade = (Bb relativa Gm)

      Análise: dois acordes menores na distância de 1 tom só entre o IIº e o IIIº Grau. Tendo como Cm como IIº grau, podemos deduzir que o Iº grau (raiz) é Bb.

      Então por esse mês é só pessoal! O que temos de tarefa acumulada aqui seria:

      - Decorar todos os intervalos de cada modo.

      - Treinar os ouvidos a reconhecer auditivamente cada intervalo. Um treino muito simples e eficaz, que pode ser feito sem ajuda de nenhum equipamento de última geração, é pegar os intervalos passados no tópico do “Encontrando a Raiz (tonalidade)” e tentar tocar o intervalo e cantar junto. Isso ajuda a memorizar e se acostumar com esses intervalos, além de ser uma ótima ferramenta pra quem tiver banda, pois, tendo esses intervalos de cabeça tem também como fazer divisão de vozes em qualquer intervalo sem dificuldades.

      - Dar uma verificada nessa parte mais teórica de Harmonia que continuaremos no próximo mês, porém, de uma maneira mais prática.

      Forte abraço e Keep Rocking!!!

      Danny Al varenga Tenha aulas particulares São Paulo / SP | 4 músicas | 4 batalhas | 4 lições
      Danilo Al Varenga é atualmente professor de guitarra do Instituto musical Toque Fácil, que fica ...leia mais »
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