Guitarra e Violão Contrabaixo

Shapes da Pentatônica - Como aplicar em Improvisos

Por: Kiko Bragamonte | Categoria: Guitarra e Violão, Improvisação 26494 exibições Dificuldade Básico

Olá pessoal do Guitar Battle,

Nesta aula, ensinarei os cinco Shapes da Escala Pentatônica com uma didática bem simples.
Para realmente compreender, é necessário saber o seguinte conceito:

“Qualquer um dos shapes é a mesma escala, ou seja, se eu tocar o shape 1 será pentatônica menor de algum tom, se tocar o shape 5 será a mesma pentatônica menor deste tom e assim por diante.”

Em todo o tempo de nosso estudo que será relacionado a escala pentatônica, estaremos sempre associando a escala ao Sistema CAGED, conhecido também como Sistema Cinco. Em primeiro lugar, veremos a pentatônica em intervalos e sua origem.

A pentatônica é originada de escalas orientais e vem da escala maior. A escala maior tem sete intervalos e a pentatônica cinco, que são as notas que melhor combinam harmônicamente entre si. Vejamos no exemplo abaixo:

Escala Maior: T 2+ 3+ 4J 5J 6J 7+
Pentatônica:   T 2+      4+ 5+      7-

Porque a sétima maior virou menor? Porque a sétima maior é muito próxima da oitava, que seria a mesma nota da Tônica, então, diminuíram meio tom no intervalo de sétima originando assim a Pentatônica Menor 7.

Como base teremos os cinco desenhos desta escala.

Para cada acorde do CAGED, vou usar uma escala associada a ele que será chamado de “desenho principal para aquele acorde.

O primeiro acorde será o modelo de “E” e usaremos o primeiro desenho da penta.

Para qualquer acorde que eu utilizar o desenho de pentatônica a seguir, ou em qualquer lugar do braço do instrumento, esta escala estará associada ao modelo de E do CAGED.

O segundo acorde será o modelo de “A” e usaremos o quarto desenho da penta.

Para qualquer acorde que eu utilizar o desenho de pentatônica a seguir, ou em qualquer lugar do braço do instrumento, esta escala estará associada ao modelo de A do CAGED.

Agora estudaremos a aplicação no desenho principal do modelo de “E” e acrescentar o desenho cinco da pentatônica, ou seja, o desenho de trás dele no braço da guitarra.

Agora estudaremos a aplicação no desenho principal do modelo de “A” e vamos acrescentar o desenho 3 da pentatônica, ou seja, o desenho de trás dele no braço da guitarra.

Confira o Vídeo:

Aulas por skype: kikobragamonte@gmail.com

Bons estudos.

Kiko Bragamonte

Kiko Bragamonte Alegrete / RS | 4 músicas | 87 batalhas | 6 lições
Professor e sideman.
Estudei essa lição 9 estudaram essa lição

Comentários (17)

Comentar
Responder Cancelar

Outras Lições

Tenha aula com os melhores

Buscar