Olá, pessoal do Guitar Battle!
Vamos falar de um assunto que muitas vezes não paramos pra pensar: Por que a Pentatônica se encaixa tão bem em quase todas situações em que á utilizamos? Existe algum motivo? Posso utilizar a Pentatônica em progressões feitas a partir da Harmonia Modal? Para compreender, vamos pensar nos intervalos:
No caso de C Maior, excluindo o 4° grau elimina a possibilidade de conflito com a 4# em uma aplicação sobre acordes do modo Lídio, assim não correndo o risco de descaracterizar o modo. E excluindo o 7° grau eliminamos a possibilidade de conflito com a 7 menor em uma aplicação sobre acordes do modo mixolídio. É importante lembrar que a 4# é a nota característica do modo Lídio e a 7 menor é a nota característica do modo Mixolídio. Confira abaixo:
No caso da relativa A Menor, excluindo o 2° grau eliminamos a possibilidade de conflito com a 2 menor em uma aplicação sobre acordes do modo frígio, assim não correndo o risco de descaracterizar o modo. E excluindo o 6° grau eliminamos a possibilidade de conflito com a 6 maior em uma aplicação sobre acordes do modo dórico. É importante lembrar também que a 2m é a nota característica do modo frígio e a 6 maior é a nota característica do modo dórico. Veja abaixo:
A Penta Maior de C e a Penta Menor de A tiveram os mesmos intervalos excluídos, isso é mais uma prova da relatividade entre C Maior e A Menor, entre as escalas resultantes do 1° grau e o 6° grau do Campo Harmônico Maior.
Por enquanto é isso pessoal, qualquer dúvida pode deixar nos comentários.
Bons estudos e até a próxima!