Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Dicas para memorizar o braço da guitarra e violão

      Por: Juninho Abrao | Categoria: Guitarra e Violão, Técnica 222691 exibições Dificuldade Básico

      Olá, pessoal do Guitar Battle!

      Na lição de hoje, nós iremos abordar um assunto que é de muita valia ao pessoal que é um tanto quanto inciante no que diz respeito ao estudo da guitarra: a distribuição d enotas no braço da guitarra e do violão.

      O gráfico do braço (vide imagem) foi feito somente até a casa 12, pois após esta casinha começa uma repetição das notas na mesma ordem. Isso se dá pelo fato de termos apenas 12 notas ao todo. (7 notas naturais: C – D – E – F – G – A – B) + (5 notas acidentes: C# ou Db – D# ou Eb – F# ou Gb – G# ou Ab – A# ou Bb). Dessa forma (isso vale para todas as cordas do instrumento e para todos os instrumentos de corda) se iniciamos a contagem a partir da corda ré solta (corda 4), encontraremos essa mesma nota na casa 12 da mesma corda.

      Desenho do braço da guitarra

       

       

       

       

       

       

       

       

      A seguir, algumas dicas que o ajudará a visualizar (de forma rápida e natural) as notas no braço do instrumento:

      1-    Memorize as casas 1 (nota F), 3 (nota G), 5 (nota A), 7 (nota B), 9 (nota C#) e 12 (mesmo nome da corda solta = E) da corda Mi (6ª corda).
      Em breve você perceberá que não há necessidade de memorizar  as notas que estão nas cordas 2 (corda si), 3 (corda sol), 4 (corda re) e 5 (corda la), pois com o passar do tempo isso irá acontecer de forma natural.
      Assim que tiver memorizado a 6ª corda você automaticamente memorizou a 1ª corda, pois as duas possuem a mesma sonoridade, mas lembre-se que as tonalidades são diferentes.
      Essa corda deve estar bem memorizada, pois o que faremos na sequencia é aprender algumas formas de jogar as notas para ela, afim de não ter que gravar na memória todas as demais cordas.

      2- Quando precisar descobrir o nome de qualquer nota que esteja na quinta corda (corda lá), basta subir para a corda mi (6ª corda) e contar 5 casas para frente.
      Faça isso e observe na imagem que as duas notas terão o mesmo nome.
      Dessa forma, não será necessário memorizar a corda Lá.

      3-    Na corda Ré (4ª corda), basta subir duas cordas e andar dois semitons para trás, para obter o nome da nota. Ou seja, a casa cinco da corda Ré (4ª corda) é a mesma nota, (porém em oitava diferente) da casa 3 da corda Mi (6ª corda). Essa mesma dica vale para qualquer casa ou nota nesta corda!

      4-    Na corda sol (3ª corda), basta subir três cordas (chegando na 6ª corda) e avançar 3 casas. Ou seja, a casa 5 da corda Sol (3ª corda) representa a mesma nota, (também em oitava diferente) da casa 8 da corda Mi (6ª corda).

      5-    Na corda Si (2ª corda), basta descer uma corda (chegando na 1ª corda – mizinha) e andar 5 casas para trás. Como esta corda tem o mesmo nome da corda que você memorizou (6ª corda), ficará fácil de saber o nome da nota.

      Enfim, confira cada uma destas dicas no gráfico do braço e não tenha pressa. Passe para a próxima dica ou corda, assim que tiver bem entendida a dica anterior.

      OBS:
      Se esta aula te ajudou de alguma forma, clique em CURTIR e ajude a divulgá-la. Talvez essa aula possa ajudar outros amigos seus!

      Boa sorte, um abraço e até a próxima!

      Juninho Abrao Tenha aulas particulares Franca / SP | 13 músicas | 1817 batalhas | 3 lições
      Fiz free lancer com Gian e Giovanni e Rio Negro e Solimoes. Gravei com LUCYNHA CINTRA (ex axe blo ...leia mais »
      Estudei essa lição 132 estudaram essa lição

      Comentários (73)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar