Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      7 Dicas para estudar os fundamentos da harmonia

      Por: Ramon Chrystian | Categoria: Guitarra e Violão, Teoria 35146 exibições Dificuldade Iniciante

      Olá, galera do Guitar Battle!

      Hoje passo aqui para dar 7 dicas para estudar harmonia. Este é um tema essencial para todo músico que deseja ter uma formação musical sólida.

      Alguns pontos são essenciais nesta caminhada:

      1- Você precisa saber realmente o por quê de estudar harmonia e para que ela te servirá. Não pode ser um estudo cego, não pode ser somente uma predisposição para aprender uma ” teoria”. Você pode desanimar se não souber onde quer chegar. Então, para que serve a harmonia?

      A harmonia é essencial para que você entenda as relações existentes entre os acordes, intervalos e escalas. O conhecimento das relações harmônicas, entre outras coisas, abre um leque de possibilidades para a composição; exercita a interpretação consciente; enriquece consideravelmente o fazer musical; e dá visão para o aperfeiçoamento de improvisos, bem como a composição de melodias.

      2- Aprenda a aprender – É necessário entender que tudo é um processo e que você não entenderá o conteúdo todo ‘da noite para o dia’. Adquirir conhecimento exige um tempo para que os conceitos e relações fiquem claras e bem processadas em sua mente.

      3- Vá por partes, não deixe dúvidas para trás. Não seja afoito por aprender tudo muito rápido, pois isso é ‘nadar contra uma corredeira’ e não dá bons resultados. Precisamos fazer muitos exercícios e ter bons livros sobre o assunto.

      4- Tenha um professor competente para te acompanhar. Existem muitos professores que possuem um conhecimento muito bom e profundo, mas não têm a didática ideal para ensinar. O professor precisa esclarecer suas dúvidas e te ajudar nesta caminhada tendo um plano de ensino bem definido.

      5- Harmonia não é mera teoria, harmonia só é plena se for praticada. Faça muitas análises de músicas (segundo os conceitos harmônicos), comece por progressões simples e vá aprofundando suas análises. Recomendo os real books de jazz e os songbooks de bossa-nova.

      6- Com o tempo, faça reharmonizações – Usando tensões ou simplificando, usando dominantes secundários, extendidos, usando empréstimos modais, inversões, etc. Aplique tudo o que estudar em novas harmonizações. Você pode começar a harmonizar músicas como “Parabéns Pra Você” ou cantigas infantis.

      7- Mantenha-se firme diante dos desafios e dificuldades! Depois de um tempo, tudo parecerá muito mais fácil.

      Um abraço e até a próxima!

      Ramon Chrystian
      www.letrasonora.com.br

       

      Ramon Chrystian Rio de Janeiro / RJ | 5 músicas | 57 batalhas | 5 lições
      Graduado em Música, tem trabalhado há anos como musico profissional. Acompanhando diversos grup ...leia mais »
      Estudei essa lição 22 estudaram essa lição

      Comentários (3)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar