Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Estudando os fundamentos da harmonia funcional: rearmonização

      Por: Ramon Chrystian | Categoria: Guitarra e Violão, Teoria 33043 exibições Dificuldade Básico

      Olá, pessoal do Guitar Battle!

      Neste estudo, nós vamos abordar a questão da reharmonização.

      No campo harmônico, os acordes exercem funções diferentes, ou seja, cada um é responsável por criar algum tipo de sensação. Digo sensações porque a música é algo abstrato e que não se pode palpar. Podemos separar os acordes de um campo harmônico em três grupos principais ordenados por funções:

      Ex. Campo Harmônico de Dó Maior:

      C7M      Dm7     Em7       F7M       G7          Am7      Bm7(b5)
      I7M        IIm7       IIIm7     IV7M     V7          VIm7     VIIm7(b5)

      1. Função Tônica (T) – São acordes de repouso: I7M, IIIm7 e Vim7, no exemplo acima seria C7M, Em7 e Am7. (obs: O acorde C7M pode ser substituído pelo C6 )
      2. Função Subdominante (S)São acordes que produzem uma leve suspensão: IIm7, IV7M, no exemplo acima seria Dm7 e F7M.
      3. Função Dominante (D) São acordes que causam tensão, pedem por uma resolução: V7 e VIIm7(b5), no exemplo acima seria G7 e Bm7(b5).

      Você pode experimentar as sensações provocadas pelas funções tocando uma progressão simples    I – IV – V- I. Você vai sentir algo como no gráfico a seguir: 

      Toda música tonal passa por esse gráfico, levamos também em conta que se pode ter uma complexidade bem maior. Mas o que é interessante para nós observarmos é que podemos enriquecer a harmonia de alguma canção acrescentando ou alterando os acordes de mesma função:

      Supondo que você tenha uma musica com a seguinte progressão:

      G – G – C7M – D7 – G

      Podemos reaarmonizá-la seguindo os seguintes passos:

      1. Identificamos a tonalidade.

      No caso acima, a progressão está na tonalidade de Sol maior, portanto seu campo harmônico é: G7M Am7 Bm7 C7M D7 Em7 F#m7(b5), sendo:

      • Função Tônica: G7M; Bm7; Em7;
      • Função Subdominante: Am7; C7M
      • Função Dominante: D7;F#m7(b5).

      2. Identificamos as áreas da progressão:

      GG   -  C7M  -  D7  -  G
      T           S         D       T

      3. Rearmonizamos a progressão substituindo e/ou acrescentando acordes de mesma função harmônica:

      G7M  G6 Em7  -  C7M  Am7     -  F#m7(b5)  D7   -  G6
                   T                    S                           D                T

      Em três passos simples você pode estar alterando a harmonia de uma música, podendo torná-la mais agradável ou mais apropriada para um determinado contexto.

      Tenha em mente que nem sempre a rearmonização é a melhor opção. Ela é mais uma opção.  Muitas vezes a simplicidade é a melhor escolha. Portanto, faça uso do bom senso, tome cuidado para não ferir o estilo da música a ser rearmonizada  cuidando também para não agredir a melodia da mesma. Certamente você obterá resultados muito satisfatórios.

      Um abraço!
      RAMON CHRYSTIAN A. LIMA
      www.letrasonora.com.br

      Ramon Chrystian Rio de Janeiro / RJ | 5 músicas | 57 batalhas | 5 lições
      Graduado em Música, tem trabalhado há anos como musico profissional. Acompanhando diversos grup ...leia mais »
      Estudei essa lição 19 estudaram essa lição

      Comentários (9)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar