Olá, pessoal do Guitar Battle!
Nesta lição, nós iremos fazer um estudo introdutório do assunto pedais e efeitos.
O avanço tecnológico e as constantes pesquisas feitas pelas empresas do ramo, nos têm dado a possibilidade de encontrar no mercado uma infinidade de produtos. Neste contexto, não raramente, as pessoas têm encontrado dificuldades para escolher o primeiro equipamento e muitas das vezes não sabem como usar determinado tipo de efeito.
A pergunta que grande parte dos iniciantes fazem quando querem estudar gutarra é: “o que preciso ter?”.
Podemos obter no mercado muitos tipos de pedais e pedaleiras, mas o essencial para um bom som é ter um bom instrumento e um bom amplificador. O que vier além disso, é ‘lucro’. Ressalto também que instrumentos muito baratos podem ser, muitas vezes, uma falsa economia. Se a ação estiver alta (altura das cordas), o braço mal construído, as ferragens prejudicarem a afinação ou trastes desiguais, até mesmo um instrumentista experiente encontrará grandes problemas.
Tentar aprender em um instrumento ruim, talvez seja o maior fator que vêm desencorajando a maioria dos principiantes. Portanto, procure adquirir o melhor instrumento que estiver ao seu alcance bem, como os efeitos para uso conjunto.
Segue uma pequena descrição dos efeitos mais usados e algumas demonstrações que gravei para lhe ajudar a identificá-los:
1. Distorção – é a saturação do som. Ela possui um “boost” (ganho a mais) nos médios, excelente para solos. Lembra Satriani, Steve Vai, Van Halen, Juninho Afram etc. A maioria dos amplificadores para guitarra já vêm com esse recurso. Ouça o exemplo:
2. Overdrive – é uma distorção light. O pop rock britânico usa muito esse recurso. No contexto evangélico, os guitarristas da Vineyard e Hillsong também costumam usar com freqüência. Ouça o exemplo:
3. Delay – é o efeito de eco. O delay contém regulagens como o tempo de delay, quantidade e a intensidade do delay. Ouça:
4. Reverb – o efeito de reverberação simula o som de diversos ambientes tais como salas de concerto, catedrais, salas de estúdio, etc. Usamos o reverb de forma discreta. No exemplo abaixo, nós temos dois tipos: um reverb de um ambiente amplo e um reverb de um ambiente menor. Ambos, no entanto, um pouco saturados, para você percebê-los bem.
5. Equalizer – este tipo de equipamento permite o ajuste das freqüências. Graves, médios e agudos.
6. Chorus – é o efeito que dá um “brilho”, que adiciona uma dimensão sonora. Ouça e entenda melhor:
7. Compressor – comprime sinais altos e aumenta sinais baixos de entrada, na intenção de regular os momentos em que o guitarrista toca uma nota mais intensa que a outra, ou seja, altera níveis de ganho. A desvantagem é que isso gera um aumento de ruído, mas pode ser suprimido com o Noise Supressor. Esse efeito faz com que a nota possa durar bem mais do que o limite do instrumento.
8. Flanger – é um efeito que “adiciona dimensão sonora”, ou seja, como se o som estivesse em um “tubo de vento”. Neste exemplo adicionei o flanger a uma distorção:
9. Noise Supressor – elimina ruídos e “hummys” do sinal de entrada, preservando o timbre original do som.
10. Octaver – esse efeito dobra a nota executada, parecendo que existem duas guitarras tocando juntas. Neste exemplo, usei um octave dobrando uma nota mais grave, ou seja, parece que existe um contrabaixo dobrando as linhas comigo:
11. Tremolo – dá um efeito de “tremor” no som. Muito usado, interessantíssimo efeito.
12. Wha-Wha – muda a freqüência de graves e agudos de forma tão rápida, que parece que a guitarra “fala”. Geralmente é um pedal no formato de um “acelerador de carro”. No exemplo abaixo, usei um auto Wha da Line 6:
Estes efeitos são encontrados em pedais individuais, simuladores de amplificadores ou pedaleiras. Nos pedais analógicos o timbre geralmente é melhor que nas pedaleiras e simuladores, mas o uso das pedaleiras se popularizou pela sua praticidade e custo x benefício. Há também certos amplificadores, que vêm com alguns efeitos além da sua própria distorção.
Bom galera, é isso aí, espero ter ajudado aos amigos iniciantes no mundo da guitarra.
Abraço,
Ramon Chrystian
Letra Sonora
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NOTAS:
Que beleza de artigo, velhão.
Acompanhado das demonstrações então ficou perfeito.
Como humilde porém estudioso iniciante agradeço.
Júlio de Paula
Olá Márcio, acredito que prejuízo físico não deva ter, mas você vai perder em timbre porque os fabricantes projetam as pedaleiras para instrumentos específicos. Abraço
tenho um duvida cara
Olá Ramon. Veja se pode me responder: recebi uma pedaleira para baixo quando na verdade deveria ser para guitarra. Liguei na guitarra e funcionou. Há algum inconveniente, prejuízo nessa operação (timbres, perdas sonoras)? Obrigado.
Márcio.
Obrigado, jackson.
Parabéns pelo trabalho, Ramon!
Obrigado Matheus, Flavio, Ruan e Weverton.
Bom poder ajudá-los :D
Rodrigo os da linha valvstate da Marshall são bacanas pra começar, se quiser algum que já tenha efeitos tem alguns baratos como os Cube Roland, Fender Mustang, Peavey Vypyr, Spider da Line 6, são bacanas pra começar também, mas depois é interessante um valvulado como o Fender HotRod, Vox AC15 C1 etc
Cara...vlw pela publicação,era isso que estava buscando a muito tempo,ouvir o som dos efeitos...vlw vlw..Deus te abençoe..:D
Precisa atualizar,por tipo o Metal e suas variações como heavy e super