Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Exercícios simétricos para guitarra - aula I

      Por: Daniel Nodari | Categoria: Guitarra e Violão, Técnica 2811 exibições Dificuldade Básico

      Olá, guitarristas do Guitar Battle! Meu nome é Daniel Nodari. Sou guitarrista, moro em Porto Alegre/RS e é um enorme prazer fazer parte do site.

      Abordarei um tema que visa trabalhar a independência dos dedos da mão esquerda, fator determinante para termos fluides nos mais diversos tipos de digitações e melhoria na tocabilidade. Denominei esses exercícios de “Exercícios Simétricos para Guitarra” exatamente pelo fato da mão esquerda manter um padrão simétrico ao longo das seis cordas.

      Muito importante é a utilização do metrônomo em praticamente todos os treinamentos musicais. O exercício consiste em quatro digitações por corda, (dedos 2 1 3 4) que será simétrico em todas as cordas. Utilizo dois padrões rítmicos: um compasso é feito em colcheia, o seguinte em semicolcheia e assim segue. Costumo fazer desta maneira para não sobrecarregar ambas as mão em velocidade, pois o exercício visa, antes de tudo, a correção postural das digitações dos dedos da mão esquerda. Para desenvolvimento de velocidade do exercício indico que ele seja feito um vez inteiro em semínima, depois todo em colcheia e por último todo em semicolcheia, nesses três casos mantendo o mesmo bpm do metrônomo.

      Outra dica é que o exercício é também um exercício que desenvolve palhetada alternada, portanto fazendo o exercício com bastante atenção estamos aprimorando ao mesmo tanto palhetada alternada quanto correção postural (digitação) da mão esquerda.

      Segue a tablatura do exercício:

       

      Aqui um vídeo demonstrando o exercício.

      Apreciem sem moderação e bons estudos, abraços,

      Daniel Nodari

       

      Daniel Nodari Tenha aulas particulares Porto Alegre / RS | 7 músicas | 54 batalhas | 4 lições
      músico e guitarrista a mais de 15 anos
      Estudei essa lição 3 estudaram essa lição

      Comentários (0)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar