Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Exercícios simétricos para guitarra - aula II

      Por: Daniel Nodari | Categoria: Guitarra e Violão, Técnica 2021 exibições Dificuldade Básico

      Fala pessoal, do Guitar Battle! Tudo bem?

      Esta lição dá continuidade aos exercícios que visam trabalhar a independência dos dedos da mão esquerda e facilitar a tocabilidade em digitações mais difíceis. Denominei esses exercícios de “Exercícios Simétricos para Guitarra” exatamente pelo fato da mão esquerda manter um padrão simétrico ao longo das seis cordas.

      Este exercício consiste em utilizar grupos de duas cordas com as combinações de dedos da mão esquerda, de forma simétrica. Utilizo dois padrões rítmicos: dois compassos em colcheia, e o terceiro em semicolcheia; e assim segue. Costumo fazer desta maneira para não sobrecarregar ambas as mãos em velocidade, pois o exercício visa, antes de tudo, a correção postural das digitações dos dedos da mão esquerda. Para desenvolvimento de velocidade do exercício indico que ele seja feito uma vez inteiro em semínima, depois todo em colcheia e por último todo em semicolcheia, nesses três casos mantendo o mesmo bpm do metrônomo. Muito importante é a utilização do metrônomo em praticamente todos os treinamentos musicais.

      Outra dica é que o exercício é também um exercício que desenvolve palhetada alternada, portanto fazendo o exercício com bastante atenção estamos aprimorando ao mesmo tanto palhetada alternada quanto correção postural (digitação) da mão esquerda.

      Primeiro apresento o vídeo do exercício e abaixo segue as tablaturas do exercício completo (o exercício parece longo mas na verdade não é, e também é bem fácil de compreender toda a execução).

      1

      2

      3

      4

      5

      6

      7

      8

      9

      10

       

      Abraços, bons estudos e até a próxima: Daniel Nodari

       

      Daniel Nodari Tenha aulas particulares Porto Alegre / RS | 7 músicas | 54 batalhas | 4 lições
      músico e guitarrista a mais de 15 anos
      Estudei essa lição 1 estudou essa lição

      Comentários (1)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar