Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Escala Maior (e outras) - O que você precisa saber - pt I

      Por: Douglas Jen | Categoria: Guitarra e Violão, Teoria 61428 exibições Dificuldade Intermediário

      Oi galera! Finalmente estou aqui escrevendo novas lições de guitarra e vídeos! Sempre fui empenhado em ensinar meu conhecimento de forma simples, dando explicações objetivas sobre os assuntos, na melhor maneira dos guitarristas aprenderem e desvendarem os segredos das 6 e 7 cordas.

      Regularmente irei escrever algumas dicas, exercícios e desafios para ajudar os guitarristas – do iniciante ao avançado – a desenvolverem seus próprios estilos e maneiras de tocar técnicas, músicas e sua aplicação ao longo do braço.

      Nesta aula falarei sobre o estudo das ESCALAS, sobre o que realmente precisamos saber para dominar o assunto. Vou dividir a aula em três partes, e para exemplo nesta aula utilizarei a ESCALA MAIOR.

      INTERVALOS

      O primeiro passo para estudar qualquer escala é descobrir quais são os INTERVALOS. Isso vai definir todo o restante do estudo, pois a partir daí saberemos as notas que poderemos utilizar, as Tríades, Arpeggios, Acordes, Campo Harmônico, Shapes, etc

      Para a ESCALA MAIOR utilizaremos os seguintes intervalos:

      T 2+ 3+ 4J 5J 6+ 7+

      NOTAS

      Depois de saber os intervalos, você precisa separar as NOTAS que você pode tocar nesta escala. Isso vai lhe ajudar bastante na parte do improviso, para se orientar quais são as notas que você pode tocar ao longo do braço.

      Escreveremos então todos os intervalos da Escala Cromática, que é de onde partem todos intervalos, e iremos selecionar os intervalos utilizados na escala que estamos abordando. Para este exemplo utilizaremos a escala de A MAIOR, portanto iniciaremos a escala pela nota A:

      Intervalos Notas
      T A
      2- A#
      2+ B
      3- C
      3+ C#
      4J D
      5- D#
      5J E
      6- F
      6+ F#
      7- G
      7+ G#

       

      Ou seja, separando as notas correspondente aos intervalos T 2+ 3+ 4J 5J 6+ 7+ , teremos A B C# D E F# G# .

      SHAPES

      Depois de saber os INTERVALOS e as NOTAS, é a hora de aplicá-los no braço para encontrar os SHAPES. No caso da Escala Maior, sugiro a utilização de Shapes com 3 notas por corda para facilitar a digitação, principalmente para execução do Sweep. Separando as notas da escala em grupos de 3 notas teremos:

      A B C# / D E F# / G# A B / C# D E / F# G# A / B C# D

      Para facilitar a visualização, retirei as notas da imagem anterior para visualizar apenas as marcações do SHAPE. Este desenho é que devemos ter em mente e que nos possibilitará decorar a escala pelo braço.

      Outro Shape muito importante é o Shape que fazemos com a Tônica partindo da 5ª corda. Observe que ele é diferente do Shape com Tônica na 6ª corda. Este Shape é importante pois ele vai abranger outra região do braço.

      Separando as notas da escala em grupos de 3 notas teremos:

      A B C# / D E F# / G# A B / C# D E / F# G# A

      Visualizando apenas o Shape:

      POSIÇÃO DA TÔNICA

      Outro ponto muito importante a se observar nas escalas é a POSIÇÃO DAS TÔNICAS dentro do Shape, o que nos possibilita orientar melhor no braço.

      Observando um exemplo mais completo com os dois Shapes abordados, conseguiremos abranger praticamente todo o braço da guitarra.

      Na próxima lição iremos aprofundar mais sobre o estudo das Escalas.

      Vejo vocês em breve!

      Douglas Jen // Insane Guitar
      www.douglasjen.com
      www.facebook.com/douglasjenguitar
      Contatos para Shows, Masterclass e Workshops via contato@furiamusic.com.br .

      Douglas Jen São Caetano do Sul / SP | 0 músicas | 0 batalhas | 2 lições
      Mais lições em: https://www.facebook.com/douglasjenguitar
      Estudei essa lição 26 estudaram essa lição

      Comentários (37)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar