Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Modelos Clássicos de Guitarra - Stratocaster

      Por: Gustavo Lacerda | Categoria: Guitarra e Violão, Setup e Manutenção 19495 exibições Dificuldade Iniciante

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       


       

       

      MODELOS CLÁSSICOS DE GUITARRA Por: Gustavo Lacerda e Gustavo Fofão

      Na hora de comprar uma guitarra, é muito comum surgir a dúvida: “Qual modelo comprar?”, principalmente quando se trata da sua primeira guitarra. Por isso, hoje estamos começando uma série de textos que vai tratar do tema “Modelos Clássicos de Guitarra“. Vamos descrever os modelos mais clássicos e famosos, citando as suas características técnicas, timbre, estilos musicais que mais combinam e listando guitarristas famosos que não largam mão dessas super-guitarras.
      O primeiro modelo que vamos descrever é a famosa Stratocaster.

      Então vamos lá!

      STRATOCASTER

      HISTÓRIA
      A Stratocaster surgiu em 1954, uma obra prima que saiu das mãos do inventor Leo Fender. Este novo modelo de guitarra trouxe, na época, muitas inovações para o instrumento, como um novo design que foi baseado em opiniões de músicos profissionais, equipe da Fender e do criador Leo Fender, e trouxe mais conforto e melhor tocabilidade para os guitarristas. Uma das grandes novidades da Stratocaster foi a inserção de um terceiro captador, que proporcionou maior diversidade de texturas e timbres.
      A maior inovação desse modelo foi, sem dúvidas, o lançamento de um novo tipo de ponte com vibrato, chamada “tremolo bridge”. Essa ponte foi criada para permitir que os guitarristas pudessem fazer bends nas cordas, alcançando uma sonoridade semelhante ao som do efeito do pedal das guitarras Steel, instrumento muito popular na Country Music da época.
      O modelo de guitarra Stratocaster sofreu pequenas alterações desde o projeto de 54, e com certeza revolucionou a música popular. É uma das guitarras mais conhecidas e influentes, escolhida por guitarristas de todos os níveis e estilos musicais. Seu timbre é muito versátil, e até hoje é apreciado e respeitado pelos fãs de guitarra em todo o mundo.

      TIMBRE
      O timbre clássico desse modelo de guitarra é reconhecido pelos ataques com bastante presença e pelo som estalado, que é muito presente nos solos de blues e nas bases de funk. Combinada com uma boa distorção, a Strato produz um som cru, visceral, e muitas vezes as posições de captadores 1, 2 e 5 são utilizadas com esse propósito (vamos falar com mais calma sobre a captação na sequência). Também é possível alcançar sonoridades mais aveludadas e doces mudando os valores dos knobs de tone, e escolhendo a 4ª e 5 ª posições.
      Nossa conclusão é de que realmente trata-se de uma guitarra extremamente versátil, o que pode ser confirmado quando percebemos que diversos guitarristas de estilos diferentes costumam manter uma Strato por perto, ou então usam exclusivamente guitarras desse modelo!

      CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

      CONSTRUÇÃO BÁSICA: a Stratocaster é geralmente uma guitarra de corpo maciço, com um design que proporciona grande conforto para o guitarrista. O seu corte permite que o guitarrista alcance com facilidade regiões do braço que ultrapassam a décima segunda casa, permitindo fazer solos até a última casa tranquilamente. Algumas Stratos tem 21 casas, outras 22. Com braço parafusado ao corpo, a guitarra ganha uma contribuição para os timbres estalados e brilhantes: A falta de contato entre braço e corpo diminui a região de ressonância das frequências geradas pelas cordas da guitarra, e fazem que o timbre seja mais cortante. É possível conseguir sonoridades mais aveludadas e notas quentes mudando os knobs de tone e fazendo a correta seleção de captadores, mas quando as cordas são tocadas com ataque e convicção, ela responde com notas estaladas e bastante definidas, fator que caracteriza bastante o modelo. Além do braço parafusado, outros fatores contribuem para que ela tenha esse timbre característico, como os tipos de captadores (single-coil), as madeiras utilizadas e a ponte móvel (tremolo). Agora vamos discutir com um pouco mais de detalhe essas características.PONTE:o tipo de ponte mais comum encontrado nas Stratocasters é a ponte tremolo. Além do importante papel de segurar as cordas, regular a afinação e manter as cordas em contato com o corpo da guitarra, esse modelo de ponte possui um diferencial, pois trata-se de uma peça móvel. Isso quer dizer que é possível alterar a tensão das cordas “puxando” ou “empurrando” a alavanca (whammy bar/tremolo bar/tremolo arm…) por alguns instantes, o que consequentemente muda a altura das notas tocadas. Peça fundamental para o desenvolvimento de diversos estilos na guitarra, desde a Surf Music e o Rock Progressivo até os virtuosismos do Hard Rock e Metal, é tão clássica quanto a própria Strato.

      CAPTADORES: o modelo clássico de Stratocaster possui 3 captadores Single-Coil. Porém, existem modelos com outras configurações, como captadores Humbuckers na posição de ponte, ou ponte e braço.
      As posições de captadores mais comuns em uma Strato são: Braço, Meio e Ponte. Cada uma possui diferentes características de timbres que podem ser escolhidos e combinados com a chave seletora
      de captadores de 5 posições. Sendo assim, é possível conseguir muitos timbres diferentes, o que proporciona grande versatilidade.

      Posição 1 : Captador Ponte
      Essa posição é bastante rica em agudos, proporciona um timbre mais claro e aberto. Responde bem a overdrives e distorções, e é muito interessante para bases mais definidas. Experimente escutar a base da música “Charlie”, da banda Red Hot Chili Peppers, para conhecer um pouco mais sobre a sonoridade da posição 1.http://cifraclub.cc/9Kn

      Posição 2 : Captador Ponte + Meio
      A segunda posição é considerada o “hot spot” das Stratos. Ela faz um mix dos captadores da ponte + central, e produz um som com menos presença em comparação à primeira posição, mas que ganha muito nos agudos destacados e no brilho. Experimentar o timbre estalado (“quack!”) é tarefa obrigatória para o guitarrista que põe as mãos em uma Strato pela primeira vez. Muito útil para bases com suingue e solos que necessitam de dinâmica. Experimente escutar trechos da música “Sultans of Swing”, da banda Dire Straits, para entender um pouco mais sobre a sonoridade da posição 2.http://cifraclub.cc/Db

      Posição 3: Captador Meio
      Um pouco menos aberto que a posição da ponte, reforça os médios e traz pra guitarra um timbre mais seco. Muito interessante para bases funkeadas, e solos com médios reforçados e timbre cru.
      Confira o timbre da posição 3 ouvindo a música “Layla” do grande guitarrista Eric Clapton.
      http://letras.mus.br/eric-clapton/7763/#autoplay;C74sjfGUQXo

      Posição 4: Captador Meio + Braço:
      Esta é outra posição considerada por muitos a “marca registrada da Stratocaster”, juntamente à 2ª. Dessa vez, o mix acontece entre os captadores da ponte e central, gerando um timbre estalado e com os graves muito presentes, e que não perde o tão querido “quack” (timbre estalado e cru). Uma boa escolha pra tocar com os dedos, para bases groovadas e para acordes rechonchudos. Uma boa pedida para conhecer mais sobre a sonoridade da 4ª posição, é a música “Lenny”, de Stevie Ray Vaughan. http://cifraclub.cc/4tL

      Posição 5: Captador Braço:
      Essa posição tem uma característica mais fechada em seu timbre, ideal para solos.
      Efeitos como overdrives e distorções caem muito bem, e não embolam o som das notas.
      Com ou sem efeitos, os solos ficam com as notas bastante definidas. Graças ao timbre fechado que se assemelha ao som de “U“ ou “Ô“.
      Um belo exemplo da sonoridade que se consegue com a escolha da 5ª posição é a música “I Don’t Trust Myself (With Loving You)”, do John Mayer.
      http://letras.mus.br/john-mayer/777912/#autoplay;kXR-jtXMJJQ

      KNOBS
      A Stratocaster clássica tem 3 knobs em seu corpo. E quando estamos posicionados com a guitarra para tocar, a visão que temos dos knobs é a sequência “Volume“ , “Tone1 “ e “Tone 2“.

      Volume: Regula o volume geral dos captadores da guitarra.

      Tone1: O knob Tone 1 está posicionado ao lado do controle de Volume, e permite variações de timbres nas posições 2, 3 e 4 da guitarra. Quanto mais “fechado” (próximo do 0) o knob, mais “grave” fica o timbre. Esse knob controla o captador da posição “Meio”.

      Tone2: O knob tone 2 é o que fica posicionado entre o Tone 1 e o Jack da Guitarra. Possui o mesmo efeito do Tone 1, mas proporciona mudanças diferentes no timbre, pois controla o captador da posição “Braço”. Logo, irá influenciar diretamente nos timbres das posições 4 e 5.

      MADEIRAS MAIS COMUNS

      Corpo em Alder, Ash
      Os modelos mais clássicos tem o corpo feito em Ash, madeira densa e super resistente, que atua reforçando o ataque e definindo bastante os médios e graves. Mais uma componente que resulta no clássico timbre estalado, e num som mais agressivo.
      Modelos que possuem Alder no corpo geralmente apresentam timbre mais quente, com graves ricos e definidos. Perdem um pouco em ataque em comparação com modelos em Ash, mas ganham bastante em sustain.

      Braço em Maple
      O braço em maple é característica super marcante das Stratos. É uma madeira clara, de bonito visual, e a contribuição dela para o timbre é nada mais nada menos do que a essência do modelo: o brilho e som estalado tão desejado pelos amantes do funk, reggae e blues.

      Escala em Maple, Rosewood
      Combinada ao braço de maple, a escala da mesma madeira reforça ainda mais o som característico da stratocaster… é tão estalado que as notas parecem “pular” da guitarra quando tocamos com mais força! Os modelos que apresentam rosewood tem o som mais quente e fechado, uma combinação tão interessante quanto a variante mais brilhante, pois proporciona novas nuances, e torna as vozes
      dos acordes mais ricas.

      ESTILOS QUE MAIS COMBINAM

      Por ser um modelo de guitarra muito apreciado, e muito versátil, a Stratocaster combina com muitos estilos, e é utilizada por guitarristas de gêneros musicais bem distintos.
      É presença constante no Blues e Rock’n Roll, mas encontramos modelos de Strato com captadores Humbucker (Posição Ponte, ou Braço e Ponte), e outras variações (como a ponte floyd rose) nas mãos de guitarristas de Hard Rock e Heavy Metal. Outro fator que a torna tão versátil é a boa receptividade às distorções e drives.
      Por ter um timbre bastante limpo e cristalino, a Strato também é muito utilizada por guitarristas de música Pop, Funk e também Axé Music. Estilos musicais que abordam ritmos funkeados e suingados também funcionam perfeitamente com esse modelo de guitarra.

      GUITARRISTAS FAMOSOS QUE UTILIZAM

      Para conhecer melhor o som da Stratocaster, a melhor maneira é procurar ouvir e tocar no instrumento. Então, recomendamos que escute essas músicas de alguns dos guitarristas que contribuíram e ainda contribuem para que a Strato continue sendo uma das guitarras mais apreciadas do mundo.

      Buddy Guy (1936) – Leave My Girl Alone http://cifraclub.cc/PIF
      Jimi Hendrix (1942 – 1970) – Foxy Lady http://cifraclub.cc/2ij
      Jeff Beck (1944) – Brush With The Blues http://cifraclub.cc/UgV
      Eric Clapton (1945) – Wonderful Tonight http://cifraclub.cc/148
      Ritchie Blackmore (1945) – The Battle Rages On http://cifraclub.cc/JG3
      David Gilmour (1946) – Money http://cifraclub.cc/2iu
      Rory Gallagher (1948 – 1995) – Bad Penny http://cifraclub.cc/LKb
      Mark Knopfler (1949) – Sultans of Swing http://cifraclub.cc/Db
      Jimmie Vaughan (1951) – Six Strings Down http://cifraclub.cc/HCK
      Stevie Ray Vaughan (1954 – 1990) – Testify http://cifraclub.cc/2ep
      Eric Johnson (1954) – Cliffs of Dover http://cifraclub.cc/7S7
      Dave Murray (1956), Adrian Smith (1957) e Janick Gers (1957) – Iron Maiden – Ghost of Navigator http://cifraclub.cc/Fm
      Richie Sambora (1959) – You Give Love a Bad name http://cifraclub.cc/CM
      Yngwie Malmsteen (1963) – Black Star http://cifraclub.cc/2yu
      Edu Ardanuy (1967) – Eternity http://cifraclub.cc/5hc
      John Frusciante (1970) – Charlie http://cifraclub.cc/9Kn
      John Mayer (1977) – Belief http://cifraclub.cc/V1N
      Joe Bonamassa (1977) – Had to Cry Today http://cifraclub.cc/Usm
      Josh Klinghoffer (1979) – Meet Me at the Corner http://cifraclub.cc/1BCy

      Gustavo Lacerda Tenha aulas particulares Belo Horizonte / MG | 0 músicas | 0 batalhas | 3 lições
      Experiência em shows pelos palcos de Belo Horizonte e Minas Gerais. Já tocou com as bandas Char ...leia mais »
      Estudei essa lição 24 estudaram essa lição

      Comentários (2)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar