Olá, pessoal do Guitar Battle!
Nesta aula, nós iremos abordar um assunto de importância máxima no universo musical: os ritmos. Como o conteúdo é deveras imenso, o ideal é que a aula seja dividida em partes e assim o estudo fica mais fácil de ser assimilado e digerido.
Neste método não usaremos alguns dos nomes de ritmos ou batidas que são usados nos sistemas de ensino tradicionais (como fox, jovem e outros), pois, na prática estes termos caíram em desuso por uma boa parte dos músicos profissionais.
Nós iremos fazer uma análise de alguns ritmos, observando o espaço que ele ocupa (o que chamamos de compassos) e em quais estilos musicais eles são são usados. Apenas passarei os ritmos pelo nome, quando este tiver fundamento teórico ou histórico, caso contrário é preferível nos referirmos a estes pelos números (baseado na sequência em que cada um será aprendido).
Independente do ritmo ou estilo, usaremos os seguintes termos técnicos para escrever cada batida:
Sweep - Termo correspondente a uma batida leve e que normalmente é feito da tônica do acorde para baixo. (pode ser para cima ou para baixo, o que será mostrado através da setinha usada na anotação).
Este termo normalmente é usado em solos (significa varrer), porém o usaremos nessa fase das aulas com uma concepção diferente do que você irá usar posteriormente.
Ataque - Termo correspondente a uma batida forte. Normalmente é feito na parte aguda do acorde (cordas 1, 2, 3 e 4).
Movimentos Alternados – Termo usado quando atacamos as cordas agudas em dois sentidos diferentes. Pode ser usado muitas vezes fazendo vários ataques, porém em sentidos diferentes.
Toque - Quando atacamos somente as cordas graves do instrumento. Normalmente atacamos somente a tônica, mas não há problema se pegar duas ou três cordas graves.
Efeito Percussivo – Este efeito é considerado como o “tempero” de algumas batidas, já que é o maior responsável pelo swing (balanço).
Para obtê-lo, basta abafar as cordas com a mão esquerda e atacar as cordas sem obter notas, mas apenas sons percussivos.
É importante entender e memorizar os valores, nomes e símbolos das divisões rítmicas:
Há outras divisões além dessas, mas por enquanto não serão usadas.
É importante também entender o que é compasso e o que diferencia um tipo de compasso do outro.
Compasso é um conjunto de tempos. De uma maneira bem fácil e direta, sempre que aparecer um tipo de compasso, o número de cima (ou o que aparece primeiro) indica a quantidade de tempos e o número de baixo (ou o que aparece por último) indica a qualidade (divisão rítmica que será usada na contagem).
Exemplos:
4/4 = 4 tempos contados em semínimas (observe na tabela acima que a semínima equivale a ¼ do compasso, por isso ela é representada pelo número quatro).
OBS: O número de cima é livre. Existem músicas em 2/4, 3/4, 4/4, 5/4, 6/4 e assim por diante.
6/8 = 6 tempos contados em colcheias (observe na tabela acima que a colcheia equivale a 1/8 do compasso, por isso ela é representada pelo número oito).
Existem outros tipos de compassos, mas os exemplos usados nesta primeira parte de nossa aula sobre ritmos e batidas fazem parte apenas destes dois tipos (4/4 ou 6/8).
Este estudo fica por aqui e aguardem a nossa próxima lição sobre ritmos.
Um abraço e até breve!
Não entendi os símbolos da tabela, podia explicar eles.
Beleza o assunto tá bem explícado...
valeu
GALERA
criei um canal no youtube com video aulas gratuitas
sobre este assunto.
basta procurar por JUNINHO ABRÃO, RITMOS, VIOLÃO.
não tem como eu ficar anotando o e-mail de todos pra enviar o material. quem tiver mesmo afim me envie um e-mail jrabrao hotmail com
Joninho não há um videio com a prática destes ritmos e tecnicas?
enviei já o e-mail
se foi enviado foi respondido com o audio ok ? abraco
Corrigindo: Veja a parte 2 desta matéria e ouça o audio (desta aula e da segunda aula) na parte 2 !!!
Galera, quem quiser o ÁUDIO desta aula me mande um e-mail (veja o endereço de e-mail no meu perfil) que eu responderei enviando o audio !
Te mandei um email agora solicitando AUDIO. Obrigado pela lição, grande abraço.
Comentário removido
Recebí o email e estou ouvindo a aula. Está muito legal!!!
ÁUDIO enviado !!!