Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Como encontrar as notas no braço da guitarra

      Por: Marcello Pato | Categoria: Guitarra e Violão, Teoria 11037 exibições Dificuldade Iniciante

      Encontrando as notas no braço

      Encontrando as notas no braço

      Olá, pessoal do Guitar Battle!

      Nesta aula iremos abordar a questão de como saber onde está localizada cada nota no braço da guitarra ou do violão.

      Não existe algo como um segredo super guardado entre duendes que só te contam quando você estiver pronto. Teoria musical é algo bem mais simples e  acessível. Afinal de contas, é uma ciência exata estudada através de cálculos matemáticos, articulações da lei da física e envolveu gênios como Pitágoras, por exemplo.

      Mas para a nossa sorte, músicos do século XXI, não precisamos fazer nenhuma conta, nenhum cálculo intrincado e tão rápido quanto um computador. A coisa toda já está pronta. Basta conhecermos bem três regrinhas básicas, assunto abordado logo no início dos estudos. Vamos à elas:

      1. Nome e ordem das cordas: Cada corda emite um som e esse som é uma nota musical. É fundamental que você aprenda quais são. Não se importe muito com o fato de elas parecerem um pouco bagunçadas, como se fossem colocadas ali por alguém que não entende nada de música. Em um outro momento esta situação ficará mais esclarecida.
      2. Divisão da escala: Assim como uma régua, a escala tem os trastes que marcam a separação das casas dando o tempero para cada uma delas. A corda, quando apertada na 5ª casa, tem um som diferente quando apertada na 6ª casa, por exemplo. Só que essa nossa régua tem como medida o semi-tom (também conhecido por meio tom.) que é a menor distância entre duas notas.
      3. Acidentes naturais: Existem duas notas que só têm meio tom. Todas as outras têm um tom de distância entre elas.

      A seguir, um vídeo que explica  como  são denominadas essas notas que estão entre as outras e como elas são representadas na forma escrita:

      Disponibilizei em meu site um material gratuito para você baixar e estudar. Recomendo que faça alguns exercícios sobre esse assunto. Faça uma visita lá e depois clique em downloads para baixar os arquivos que desejar.

      Um abraço e até a próxima aula!

      Marcello Pato São Paulo / SP | 9 músicas | 46 batalhas | 14 lições
      25 anos de estrada, vários artistas, banda de som próprio e hoje ensinado música na RIFF Music ...leia mais »
      Estudei essa lição 36 estudaram essa lição

      Comentários (7)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar