Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Lick para guitarra- estudo básico de rock and roll

      Por: Samy Houchaimi | Categoria: Guitarra e Violão, Licks e Transcrições 6587 exibições Dificuldade Básico

      Olá, pessoal do Guitar Battle!

      Hoje iremos estudar um pouco sobre a participação da guitarra no rock and roll. Uma boa maneira de se iniciar este estudo é o aprendizado de licks básicos do gênero. Desta forma é possível facilitar o desenvolvimento do domínio do instrumento e também aprendemos as características do estilo  musical que estudamos.

      Lembre-se que é indispensável para qualquer músico ter um bom arsenal de licks e patterns, para que sejam utilizados no desenvolvimento das improvisações e até mesmo durante os processos de composições.

      Chuck Berry, um dos grandes arquitetos da guitarra rock, inevitavelmente, serviu de referência para a criação do lick que estudaremos nesta aula.

      Note a presença de tercinas de colcheia como figura rítmica, algo muito marcante no estilo e que deve ser tocado com muita atenção. Além disso execute os slides presentes no lick de forma correta afim de  alcançar a sonoridade ideal do rock and roll.

      Nós temos  uma tercina de colcheia quando dividimos um tempo em três notas de mesma duração. Ou seja, em um compasso de quatro tempos teríamos doze notas tocadas em grupo de três, um grupo por tempo.

      Para fazer uma leitura melhor compreendida, note que na partitura cada grupo de tercina de colcheia está marcado com o numeral três.

      Tercina de colcheia

      Tercina de colcheia

       

       

       

       

       

      Observe atentamente a partitura/tab e use o áudio do exercício como guia para desenvolver a sua interpretação. Devemos tocar a frase sobre a tonalidade de Am.

      Lick Rock and Roll

      Lick Rock and Roll

       

       

       

       

       

       

       

       

       

      O ideal é estudar os exercícios em baixa velocidade, visando sempre atingir  uma execução limpa e uniforme. Para isso, é imprescindível o uso de metrônomo. Note que acima da partitura/tab existe a informação sobre as BPM (batidas por minuto) ideais para a execução do exercício, que neste caso são de 100BPM. Mas comece seus estudos em velocidade mais baixa, por exemplo 60BPM e acelere conforme for dominando a execução do estudo.

      Obrigado e até a próxima!

      Samy Houchaimi São Paulo / SP | 0 músicas | 0 batalhas | 12 lições
      Mais de quinze anos de experiência como músico profissional e professor de guitarra.
      Estudei essa lição 22 estudaram essa lição

      Comentários (6)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar