Salve, galera do Guitar Battle! Tudo bem? Hoje vamos estudar e entender um pouco melhor os assuntos tríades e CAGED.
Tríades
Basicamente são 3 notas que irão formar um acorde (Tônica, 3° e 5°J). Para melhor compreensão, nós vamos analisar alguns conceitos básicos:
Tônica: nota que dá origem ao acorde, escala, arpeggio e tudo que começar por esse intervalo (nota). Em escalas e acordes, se estabelece como “a nota principal” e na harmonia como a nota de menor tensão possível (sugere repouso).
3º: esta nota (grau) tem como função determinar se o acorde é maior ou menor. A assimilação é fácil: acorde maior – 3°Maior (3°M)/Acorde menor – 3°menor (3°m).
5°Justa (5°J): 5º nota da escala, completa a tríade. Quando tocada somente com a tônica, sem a 3°, dá origem ao power chord.
Temos 4 tipos de tríades: maiores, menores, diminutas e aumentadas.
Tríades Maiores, Tônica, 3°M, 5°J – Dá origem aos acordes maiores. Exemplo em C (Dó) – T=C/3°M=E/5°J=G. Desta maneira, concluímos que o acorde de C (Dó) é formado à partir do conjunto das notas C (dó), E (mi), G (sol).
Tíades menores: Tônica, 3°m, 5°J – Dá origem aos acorde menores. Exemplo em Cm (dó menor) – T=C/3°m=Eb/5°Justa=G. Desta maneira, concluímos que o acorde Cm (dó menor) é formado a partir da união das notas C (dó), Eb (mi bemol) e G (sol).
Note que a diferença entre o acorde de C e o acorde Cm está na nota E (mi). Quando menor a nota E passou a ser Eb (mi bemol), tornando o acorde menor.
Isso é porque a 3°era maior e ficou menor.
Como saber se a 3°é maior ou menor? Como sei qual nota é a terça? O correto seria estudar, entender e decorar o sistema de intervalos. Porém, podemos usar um atalho e pensar em tons e semitons. Desta forma, nós teremos:
3°Maior – 2 tons a frente da tônica.
3°menor-1 semitom atrás da 3°maior(1/2 a frente da tônica)
Tríades Aumentadas: uma “mutação” das tríades maiores. Isso porque ela contém basicamente a mesma formação da tríade maior, com uma pequena alteração na 5°. Sua formação: Tônica, 3°M, 5°A (5° aumentada) – Dá origem aos acordes aumentados. A 5°Aumentada está localizada 1 semitom a frente da 5°Justa. Exemplo em C (dó): T=C/3°M=E/5°A=G#.
Tríades diminutas: uma “mutação” das tríades menores. Isso porque contém basicamente a mesma formação das tríades menores, com uma pequena alteração na 5°. Sua formação: Tônica, 3°m, 5b (5°bemol ou 4° aumentada) – Dá origem aos acordes diminutos(em tríade). A 5°b está localizada 1 semitom atrás da 5°J. Exemplo em C (dó): T=C/3°m=Eb/5°b=Gb.
CAGED
A palavra CAGED é um conjunto de cifras:C=Dó/A=Lá/E=Mi/D=Ré
O sistema de CAGED mostra que podemos executar o mesmo acorde (nesse caso tríade) em formatos de C, A, G, E e D permitindo assim explorar oitavas diferentes do mesmo acorde.
Ex:
Acordes em seus formatos originais:
Acorde der D(Ré Maior) nos formatos do CAGED:
Obs: Siga o mesmo padrão para os formatos menores.
Em breve a segunda aula, aplicando o CAGED em arpeggios e shapes de escalas.
Assista ao vídeo da lição:
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Grande abraço e muita guitarra a todos! Bons estudo!