Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Campo harmônico maior em tétrades e suas funções

      Por: David Thomazone | Categoria: Guitarra e Violão, Teoria 19192 exibições Dificuldade Intermediário

      Olá, pessoal do Guitar Battle!

      Vamos continuar esse assunto interessante sobre campo harmônico. Porém, agora falaremos de tétrades. Para quem montou o campo harmônico maior em tríades  e cansou de tocar as tríades e power chords, é possível acrescentar um pouco mais de informação em seus trabalhos. Basta sobrepor as sétimas (começar por si) no campo harmônico maior em tríades e analisar os acordes de cada grau:

      Diagrama do campo harmônico de Dó maior - tétrades

      Diagrama do campo harmônico de Dó maior - tétrades

       

      Vamos analisar então as funções de cada grau, que serão divididas em três: tônica (expressa estabilidade, sensação de repouso e conclusão), subdominante (expressa movimento, não é tão estável como a tônica e nem tão tensa como a dominante) e dominante (expressa tensão, instabilidade, a tensão é resolvida quando encontra uma tônica).

      Agora como saber qual a função de cada acorde?

      A função tônica é caracterizada pelo acorde do I7M (C7M) e por seu relativo menor, o VIm (Am7). Essas duas tétrades tem em comum a T e 3M da tonalidade (C e E) sendo assim, temos esses acordes como função tônica. O IIIm7 (Em7) também é considerado tônica por algumas pessoas, pois ele possui intervalos presentes nos acordes I7M e VIm7.

      A função subdominante é caracterizada pela 4J e 6M da tonalidade (F e A), notas presentes nos acordes VI7M e IIm7 (F7M e Dm7, são relativos). O Acorde VIIm7(b5) também possui esses intervalos, mas em outra situação ele será considerado subdominante e isso veremos ao longo do estudo.

      A função dominante é caracterizada por um trítono (intervalo de 3 tons) entre a 4J e 7M da tonalidade (Fa e Si). Esses intervalos estão presentes no V7 e no VII7m(b5) (G7 e Bm7(b5)). O Acorde relativo do V7 é o IIIm7, esse acorde ele é substituído por um acorde com 7° para ter função dominante quando se estuda o campo harmônico menor.

      Concluindo, então temos:

      Campo harmônico maior - tétrades e funções

      Campo harmônico maior - tétrades e funções

       

      Em breve vamos estudar cadências e improvisos sobre esse campo harmônico.

      Bons estudos!

      David Thomazone São Paulo / SP | 11 músicas | 173 batalhas | 20 lições
      Servo de Deus, guitarrista banda Sareptah, professor de guitarra, harmonia e improvisação das e ...leia mais »
      Estudei essa lição 11 estudaram essa lição

      Comentários (2)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar