Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      A importância do estudo da Harmonia

      Por: David Thomazone | Categoria: Guitarra e Violão, Improvisação 3640 exibições Dificuldade Avançado

      Olá, galera do Guitar Battle!

      O assunto de hoje é simples: por que é importante estudar Harmonia? O que é usado nas composições da atualidade?

      Já sabemos que o campo harmônico maior possui os acordes:

      I    IIm    IIIm    IV    V    VIm    VII°.

      Por exemplo Campo Harmônico de Dó Maior:

      C    Dm    Em    F    G    Am    B°.

      Toque as progressões harmônicas abaixo:

      I    V    VIm    IV       =       C    G    Am    F

      VIm    IV    I    V       =       Am    F    C    G

      A sonoridade é inconfundível. Com certeza você vai se lembrar de inúmeras músicas compostas seguindo a base dessa fórmula, que tem resultado em grande parte das músicas atuais. Alguns artistas usam esses 4 acordes durante a música inteira, outros utilizam apenas no refrão ou em determinado trecho da música. Não tenho nada contra, mas sou limitado á usar apenas isso em uma música? Existe algo que possa me impedir de usar mais do que esses acordes? Acredito que existam estilos de música em que o exagero não é bem vindo, mas estudar para conhecer novas fórmulas é muito importante.

      Por que a maioria das composições da atualidade são muito parecidas? Será que esses acordes são a fórmula do sucesso? Pode até ser que sim, o I V VIm IV  ou VIm IV I V são fórmulas que resultam em belas melodias, funcionam muito bem e o ouvido da grande massa de pessoas já é acostumado á apreciar essas progressões harmônicas.

      Transponha para outros tons as duas progressões e entenderá o meu ponto de vista. Mas há outros caminhos em que podemos desenvolver algo diferente. Não estou querendo questionar quem compõe apenas dessa forma, mas eu acredito que há inúmeras possibilidades de se criar algo incomum desenvolvendo estudos em harmonia.

      Não é a quantidade de acordes que faz um músico ser diferente, e sim os acordes que ele escolhe para compor uma música. O uso da harmonia modal, a pesquisa de cadências em harmonia tonal, o uso de escalas diferentes, sendo exóticas ou não, o uso de acordes com sétimas, nonas, entre tantos outros recursos melódicos/harmônicos, tudo isso pode levar um músico á encontrar um caminho diferente na hora de desenvolver uma composição. A qualidade tem que ser sempre maior que a quantidade, se com grandes quantidades de notas ou acordes você consegue fazer boa música, perfeito, caso contrário, é melhor usar o mínimo.

      Aqui vai uma dica: tente compor algo e encaixar na progressão harmônica um acorde que não faz parte do campo harmônico maior. Grave os acordes e tente tocar a escala maior em cima deles, mas quando entrar o acorde novo tente encontrar outra escala que resulte em uma boa sonoridade. Parece complicado, muitas tentativas tornam-se desagradáveis ao ouvido. Outras tentativas serão surpreendentes: ás vezes sem querer criamos algo muito interessante, mas quando vou conseguir criar algo diferente sabendo exatamente o que estamos fazendo? Estude, pesquise, conheça outros campos harmônicos. Procure compreender as escalas: Maior, Menor Natural, Menor Harmônica, Menor Melódica, Pentatônicas, Escalas Simétricas, Escalas Exóticas, etc. Entender a relação Acorde X Escala, novas opções e idéias harmônicas diferentes.

      Eu postei algumas lições sobre Harmonia Modal, Empréstimo Modal, Improvisação, etc. Esses estudos são importantes para quem quer sair do básico e compor com criatividade. Em breve vou postar mais lições sobre Harmonia e Improvisação para que o assunto deste texto seja estudado de forma prática com Backingtracks e assim desenvolver o raciocínio harmônico de forma mais direta.

      Um abraço e até a próxima!

      David Thomazone

      David Thomazone São Paulo / SP | 11 músicas | 173 batalhas | 20 lições
      Servo de Deus, guitarrista banda Sareptah, professor de guitarra, harmonia e improvisação das e ...leia mais »
      Estudei essa lição 2 estudaram essa lição

      Comentários (0)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar