Olá, pessoal do Guitar Battle!
Retornando a nossa série Produção Musical o assunto desse post é nome e imagem.
Você já deve ter reparado que produção musical envolve mais assuntos sobre administração e marketing do que sobre música propriamente dita. Tentar fugir, negar ou não dar atenção, fará com que seu resultado demore ou nunca aconteça.
Você pode até não querer cuidar e se preocupar com esses aspectos, mas você necessitará de alguém que faça.
Feito essa introdução, um dos principais assuntos, para não dizer “o principal” assunto, deve ser o nome da banda ou do artista solo e subsequente sua imagem.
Tudo isso por um motivo muito simples, antes de ouvir sua música, seu potencial público terá contato primeiro com o seu nome e sua imagem. Podemos exemplificar comparando com o mercado de livros, pois antes do conteúdo, o livro se vende pela capa e pelo nome.
Nome do artista ou banda
O nome deve ser simples, curto e de preferência marcante, além de ser de fácil de pronuncia.
O tipo de fonte utilizada não deve causar “sujeiras” na leitura. Resumindo: o nome deve ser nítido e fácil de decorar.
Nem sempre o seu nome tem apelo para ser um nome artístico, se esse for o seu caso, comece a pensar em alternativas. Veja os exemplos abaixo:
Stefani Germanotta = Lady Gaga
Robert Zimmerman = Bob Dylan
Richard Starkey = Ringo Starr
Um detalhe importante: tome cuidado com plágio! Pesquise antes o nome que você pretende usar.
O nome também deve refletir sua personalidade. Logo, utilizar palavras manjadas causa uma imagem de mais do mesmo.
Imagem do artista ou banda
A imagem com certeza é um dos aspectos mais poderosos desse processo, pois as pessoas compram com os “olhos”. Nós somos seres visuais e grande parte das pessoas tem um culto a aparência de forma exagerada.
Nesse ponto você também deve refletir sua personalidade, porém é interessante você estar dentro de um “padrão” do estilo musical que pretende seguir. Segue abaixo algumas considerações ao pensar em imagem
Esses são alguns dos assuntos que devem estar alinhado ao seu propósito. Talvez nesse aspecto você precise de um profissional da área, faça isso o quanto antes, pois podemos dizer que mais de 80% do seu resultado está nesses dois tópicos.
E isso ai pessoal, espero ter ajudado em algo! Até a próxima!
Grande abraço,