Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Série Produção Musical - Parte II: organização e planejamento

      Por: NandoSato | Categoria: Guitarra e Violão, Teoria 1032 exibições Dificuldade Intermediário

      Olá pessoal,

      Continuando o assunto da série Produção Musical, neste post vou abordar sobre Organização e Planejamento.

      Como começar?

      Todo músico precisa de inspiração, mas também de um ambiente funcional e agradável para trabalhar. Esse local pode até ser o seu quarto, mas tenha o cuidado de, pelo menos no momento que estiver trabalhando, deixar tudo em ordem. A falta de organização tira o foco e a motivação, além de prejudicar diretamente a criatividade e atenção aos detalhes.

      Quais equipamentos necessários?

      Como havia dito no post anterior, a ideia desta série é ajudar a quem não tem acesso a estúdios profissionais ou a equipamentos de ponta. Segue abaixo uma configuração legal para trabalhar:

      Configuração

      Na configuração acima, nós temos:

      • 1 computador, que pode ser o que você tem em casa mesmo, desde que tenha as configurações minimas do software que você vai utilizar;
      • 2 monitores, que são essas caixas para você ouvir a gravação, proporcionando fidelidade do som, mas também pode ser substituído por um bom fone de ouvido;
      • 1 teclado MIDI, para facilitar nos arranjos de instrumentos MIDI no software, mas caso não tenha, você pode editar também via partitura ou via piano roll “quadradinhos”, vai dar mais trabalho, mas é possível;
      • 1 instrumento musical, que no exemplo foi uma guitarra.

      Na foto estamos considerando que o computador já tenha uma placa de som específica para a finalidade, mas também pode ser substituída por uma interface. Não utilizar uma placa de som ou interface vai prejudicar o resultado final.

      Você está preparado?

      Estar preparado significa tudo, e existem alguns pontos que não podem ser deixado de lado.

      • Suas músicas já estão prontas? Letras e pelo menos a ideia básica da música, precisam estar resolvidas.
      • Os músicos envolvidos são capaz de executar o material proposto? Por esse motivo que em muitas gravações se contratam músicos.
      • Você já tem uma ideia de como deseja o resultado final? Quando se fala em produção musical, muitas coisas podem ser alteraras no caminho, mas ter em mente um direcional estético, vai diminuir muito o seu tempo de trabalho.
      • Sua música se encaixa em algum mercado? Não estou dizendo para “rotular” sua música, mas estar dentro de algum padrão mercadológico pode facilitar a venda e aceitação do seu trabalho.

      Logística da Música

      A quantidade de instrumentos utilizados na sua música, pode inviabilizar ou dificultar muito o processo. Essa dificuldade pode ser algo que desmotive a levar sua ideia para frente, uma dica importante é que as vezes “mais” pode significar “menos”.

      O nível de dificuldade técnica também é um fator que pode inviabilizar ou dificultar muito o processo. Você deve ser franco com você mesmo e avaliar o que é melhor para a banda e/ou projeto, ostentar habilidade nem sempre é o que público espera.

      A duração da música pode parecer algo a não se preocupar, mas nesse ponto temos dois direcionais: 1 – Isso vai exigir muito mais dos músicos em todos os aspectos e 2 – A maioria das pessoas não gostam de músicas que parecem intermináveis. Nunca se esqueça, produção musical estamos falando de estética da música, e você deve pensar em todos os pontos que podem ajudar e principalmente prejudicar.

      Planejar a quantidade de sessões de gravação facilita e contribui muito no resultado, pois muitos músicos trabalham em suas músicas somente quando arranjam um “tempinho”, e não precisa dizer muita coisa para saber que esse “tempinho” nunca aparece.,

      Chegamos ao fim desse segundo post da série Produção Musical.

      Até a próxima!

      NandoSato

      NandoSato Tenha aulas particulares São Bernardo do Campo / SP | 24 músicas | 311 batalhas | 14 lições
      Experiência de 16 anos
      Estudei essa lição 1 estudou essa lição

      Comentários (0)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar