Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      5 Dicas que mudarão a forma como você estuda música

      Por: NandoSato | Categoria: Guitarra e Violão, Teoria 2310 exibições Dificuldade Intermediário

      Olá, pessoal do Guitar Battle!

      Nesse post vou abordar um dos assuntos que julgo primordial para qualquer um que queira estudar música. Nas minhas aulas identifico a dificuldade que a maioria dos alunos tem de progredir de forma sistemática e sem se torturar.

      A seguir, as 5 dicas que vão mudar a forma de como você aprende música:

      DICA Nº 1: Hábito

      Primeiramente temos que entender que somos seres de hábitos, ou seja, a frequência sistemática de qualquer atividade envia “mensagens” ao cérebro dizendo que essa “atividade” deve ser aprendida e subsequente se tornar natural. 

      Isso significa que para aprendermos algo de forma mais “fácil”, não necessariamente você deve treinar por muitas horas esporadicamente e sim de forma equilibrada e com frequência.

      DICA Nº 2: Prazer no que faz

      Se o hábito faz se tornar natural, ter prazer no que faz, traz longevidade para sua nova atividade/hobby.

      Apesar de  ser óbvio e simples essa dica, a maioria não consegue encontrar o ponto de equilíbrio. Para alcançar o prazer no que se faz, você deve entender a sua rotina e identificar os momentos de maior e menor estresse, ou até, o momento em que sua mente funciona melhor. Aprender a tocar deve ser algo significativo em sua vida, e as vezes a forma como “vive” o cotidiano tornam as coisas um martírio.

      DICA Nº 3: Experiência coletiva

      Ao contrario do que muitos professores exigem: “que o treino musical tem de ser uma reprodução monótona e trancafiado em um quarto olhando uma partitura”, o que a música pode te oferecer é muito mais que isso e muito mais do que entender teorias avançada.

      Historicamente a música sempre foi retratada com uma manifestação humana de elevação espiritual e também inserida em festas e rituais. A música tem o poder de unir as pessoas criando momentos felizes e proporcionar esses momentos deveria ser a meta de todo amante, aluno e professor de música. Utilize a música para promover a interação, dessa forma suas metas e estudos terão muito mais sentido.

      DICA Nº 4: Toque o que te toca

      Gosto de incentivar meus alunos a tocarem suas músicas preferidas e que muitas delas marcaram algum momento de suas vidas, aumentando assim sua importância. Não gosto de trabalhar com um repertório “fechado” porque essas músicas seriam as mais indicadas para estudar e aprender sobre teoria/ritmo.

      Compreendo a necessidade e importância das grandes obras a serem estudadas, mas sempre me pergunto: Isso realmente é o que todos querem? O professor deve estimular a musicalidade, independente de regra e julgamento.

      DICA Nº 5: Música é para todos

      É extremamente comum e assustador ver que muitas pessoas deixam de aprender, ou melhor, se auto-boicotam alegando que não acredita ter talento para “a coisa”, como se todos os músicas já nasceram prontos e não precisaram se dedicar.

      A música é totalmente democrática, está para todos, sempre esteve e sempre estará. Todos que tentam fazer algo novo deve se esforçar, o talento é algo que alguns nascem com mais facilidade e outros menos, mas todos precisão de dedicação para “sair do lugar”. Todos nós precisamos nos dar a chance de vivenciar coisas extraordinárias, só depende de nós mesmos.

      Se alguém esperava algum exercício milagroso ou método infalível, provavelmente deve estar frustrado. Mas essas dicas são o que acredito ser a melhor forma de aprender música .

      Espero ter ajudado em algo

      Grande abraço!

      NandoSato

      NandoSato Tenha aulas particulares São Bernardo do Campo / SP | 24 músicas | 311 batalhas | 14 lições
      Experiência de 16 anos
      Estudei essa lição 3 estudaram essa lição

      Comentários (0)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar