Olá, pessoal antenado no Guitar battle!
Neste artigo vou discutir um ponto um pouco mais profissional para quem busca trabalhar com musica e não sabe como começar: o Endorsement.
Bom, primeiramente, o que é Endorsee:
É ‘o carinha da empresa’, ou seja, o que vai representá-la para atrair mais clientes. Por exemplo: certa empresa deseja aumentar seus lucros e precisa de alguém com uma certa visualização pelos outros músicos de sua região. Então ela vai lá e contrata um músico que utilize seus equipamentos para fazer o papel de “representante” daquela empresa e trazer mais cliente. Isso é chamando de endorsement. Em troca, o guitarrista recebe equipamentos ou as vezes até pagamentos para continuar divulgando a empresa e seus produtos.
Agora, um dos passos mais difíceis para os guitarristas é como ser o endorsee de uma empresa, porque isso dá uma entrada ao mundo profissional e além de lhe dar mais apresentações e mais espaço no mundo musical, você recebe em troca equipamentos, descontos e até pagamentos.
Para as empresas há muitos guitarristas disponíveis para serem endossados. Mas como diferenciar aqueles que são fieis e tem seu espaço dos simples amadores que tocam por brejas? A empresa simplesmente observa o seu portfolio, o quanto o peso da sua opinião vale dentro da comunidade, localização e musicalidade.
Aqui separei alguns fatos do endorsement:
- Acima de tudo precisa ter visibilidade e espaço;
- Um músico precisa de uma carreira sólida, com aspecto e desenvoltura profissional. Tem que produzir, seja gravando álbuns, tocando em shows, escrevendo em revistas, etc;
- O artista precisa comprovar essa visibilidade. Seja através das estatísticas dos seus sites ou do seu portfólio demonstrando as principais conquistas profissionais;
- Quando você for abordar uma empresa precisa de uma proposta concreta, bem apresentada e ilustrada. Crie um PDF com uma breve biografia, anexe amostras do teu trabalho como CDs e DVDs, coloque todas as suas estatísticas, e proponha um tipo de parceria. Trace planos para o futuro e mostre de forma clara as estratégias para atingi-las, com metas e prazos.
- Procure as marcas que estejam entrando no mercado, que estão tentando conquistar espaço. Empresas super consagradas raramente abrem endorsement para artistas em surgimento – exceto quando ocorrem concursos culturais, em que as empresas buscam os melhores dos melhores-, então seja modesto e encontre uma parceria que esteja disposta a crescer com você.
- Não fique esperando a empresa bater na sua porta;
- Não use produtos apenas pela marca, tenha certeza de estar tocando com um equipamento que você acredite que faça parte do seu som, que você esta acostumado a tocar e pode recomenda-lo a qualquer um. Tocar por apenas querer ser contratado por tal empresa não compensa, além de ser falta de competência e caráter;
- Mesmo assim, raramente você ganhará equipamento, a maioria das empresas faz um desconto em torno de 30% para a aquisição dos produtos. A Marshall, por exemplo, não doa amplificadores, apenas empresta através dos distribuidores;
- O que conta mais é a forma com que você irá abordar a empresa. Procure algum contato e pergunte se pode enviar o seu material. Mostre que conhece os produtos da marca e que já usa o equipamento para tocar. Comece de forma simples e vá aos poucos conquistando espaço, melhorando a relação;
Vou deixar algumas dicas de como começar a obter visibilidade para entrar nesse mundo:
- Tenha um canal no Youtube com bastante conteúdo e bastante views;
- Um site pessoal com uma boa quantidade de views por dia;
- Uma boa quantidade de shows por ano (acima de 40 já é um bom número) para um bom número de pessoas;
- Um álbum com vendas significativas;
- Ter uma publicação de renome como uma revista nacional ou site;
- Acompanhar artistas com nome forte no mercado;
- Ter exposição na televisão ou outras mídias;
- Tocar num evento de grande porte;
- Conhecer um bom número de guitarristas;
- Tenha gravações autorais;
- Fotografe/filme tudo que faz pra poder provar que tem um publico;
- Tenha qualidade e criatividade para seus vídeos e composições;
- Cuidado na escolha dos covers, não escolha aqueles que são muito repetidos na internet, escolha algo que você acha que vai chamar a atenção do público;
- Dê aula pra um número considerável de pessoas;
- E por fim, tenha fé, estude muito, se aplique mais ainda, tenha boas ideias e seja um embaixador da marca procurando aliar a sua imagem com a empresa. Assim é impossível não dar certo.
Lembrando que endorsement não é um meio pra levantar a carreira, é consequência de ter levantado ela com trabalho.
Cada um tem seus motivos dentro da música. Se você deseja ser um profissional, um dia ou outro o endorsement fará parte da sua vida. Apenas toque e se divirta!
Deixo meus agradecimentos a equipe do Guitar Battle, que me disponibilizou esse espaço para a divulgação de lições, aos amigos que me ajudaram a escrever essas palavras: Denis Waren, Luis Kalil, Claudio Passamini e Fabiano Rodrigues e a minha família que sempre me apoiou.