Fala galera do Guitar Battle, tudo bem?
O assunto dessa aula é empréstimo modal. Vou mostrar uma opção interessante e muita usada. Primeiro, assista o video abaixo, fique atento à harmonia e tente sentir a mudança que ocorre no terceiro acorde da progressão harmônica:
Vamos analisar a progressão harmônica: D A C G.
No Campo Harmônico de Ré Maior temos:
D Em F#m G A Bm C#°
O acorde C não foi encontrado nessa tonalidade. Harmonicamente falando, o C é um bVII, um acorde de empréstimo modal, substituindo o C#°, dando mais vida à tonalidade quando usado. Esse acorde está presente em inúmeras músicas, dos mais variados estilos musicais.
Mas, o que fazer durante este acorde? Qual escala usar?
Primeiro temos que pesquisar a origem dele. Como estamos lidando com uma tríade, fica menos evidente qual escala usar. Uma possibilidade é usar o C jônico (Campo Harmônico Maior de C). Outra ideia é usar o C mixolídio (Campo Harmônico Maior de F). Porém, é mais utilizado o C lídio, ele é o IV grau do Campo Harmônico Maior de G, campo 4°justa acima da tonalidade inicial (D) ou melhor, 2 tons e meio acima. Se estamos considerando o C como lídio, isso significa que podemos usar qualquer escala que caia bem no Campo Harmônico de G maior. Caso não conheça muitos formatos, faça um teste com as escalas abaixo:
D Jônico (Escala de Ré Maior, aplicável nos acordes D, A e G)
C lídio (Opção para o Acorde C que surgiu no exemplo, é aplicável também no D e G
Tente improvisar sobre a backing track abaixo:
Não se limite a usar somente esses formatos. Aplique outras variações de escalas, faça bom uso das pentatônicas. Não se esqueçam dos arpejos, mas tudo sempre respeitando a tonalidade. Muita atenção aos acidentes de cada formato! Não é obrigatório fazer tudo exatamente como está aqui escrito, isto é, são apenas idéias e há muitas opções.
Caso esteja complicado de entender vamos pensar em Dó Maior: O Campo possui os acordes: C Dm Em F G Am e B°. O acorde emprestado seria o Bb. Ele está sobre o campo 2 tons e meio acima da tonalidade de C (ou melhor, F). Uma boa opção é usar o Bb lídio, ok?
Abraço, até a próxima e bons estudos!
David Thomazone
salve irmão. cara emprestimo modal é pegar do outro modo: está em ré maior D:, vai pega um acorde do Dm: ou seja, sei da mistificação do lídio, toda via neste caso um dó mixolidio, (Dm:) é mais proximo e daí sim, um emprestimo modal. sei que outras modulações possíveis claro... guitarracagedcombr
Sim, realmente C mixolídio é mais próximo, mas eu usei o C lídio no exercício pela sonoridade. Mas sua explicação também ficou bem clara, seu site é excelente, ótimo material e grandes aulas, parabéns.
C mixolidio é do campo harmonico de Gmaior (7b) e lidio, o de Fmaior (4+), não?
No campo de C maior, G é mixolídio (7m) e o F é Lídio (4#)
tu manja mesmo em
Tu e fera meu