Guitarra e Violão Contrabaixo

Usando o dedo polegar para montar acordes

Por: Morone | Categoria: Guitarra e Violão, Técnica 18814 exibições Dificuldade Intermediário

E ai pessoal, tudo bem?

Hoje vamos falar de uma técnica muito usada por muitos guitarristas, mas que poucos alunos notam: o uso do polegar da mão esquerda para tocar.

Me lembro quando comecei a tocar guitarra, lá pelos idos de 19XX, que os professores que tive me forçavam a tocar com o dedão bem atrás do braço da guitarra, como se fosse uma regra de etiqueta e postura correta.

Mas nas leis sagradas do rock’n roll está escrito que usar o polegar para tocar é permitido e ainda é endossado por grandes nomes como Eric Clapton e George Harrison.

Vou mostrar um exemplo de música que pode ser tocada desta forma:

MR BIG – Green Tinted Sixties Mind.

Aqui o polegar é utilizado para tocar todo o pré-refrão. É muito mais confortável fazer desta forma do que inventar contorcionismos loucos com os dedos.

Vamos lá, os acordes são:

A4/D - E7/DA9/C# - E6/C# - E/B – B – D4 – D

Diagrama de acordes feitos com o polegar para este exemplo

Agora, o que faremos é utilizar o polegar da mão esquerda para segurar a nota mais grave de cada acorde e palhetar quase todas as notas para baixo, exceto a penúltima nota dos compassos 1 e 2; no compasso 3 tocamos alternando e no último, compasso 4, tocamos todas as notas para baixo.

Notem que as notas que devem ser tocadas com o polegar estão marcadas com a letra P na partitura abaixo, apenas no último compasso que não utilizaremos o dedão.

Veja o vídeo abaixo que fiz demonstrando o trecho da música.

Essa técnica pode ser aplicada a qualquer acorde em que você se sinta confortável em fazer desta forma. Não existe o jeito certo, apenas adapte para que fique o mais confortável possível.

Espero que aproveitem esta lição! Se tiverem dúvidas, comentem aí em baixo ou me procurem no Facebook Twitter.

Até a próxima!

Rock’n Roll!

Morone São Paulo / SP | 0 músicas | 0 batalhas | 6 lições
Guitarrista da banda MR BIG TRIBUTE, toco há 17 anos e participei de diversas bandas em São Pau ...leia mais »
Estudei essa lição 8 estudaram essa lição

Comentários (5)

Comentar
Responder Cancelar

Outras Lições

Tenha aula com os melhores

Buscar