Olá, pessoal! Meu nome é Rob Sammore. É um prazer estar aqui no Guitar Battle para trazer algumas dicas e pensamentos que tenho sobre o estudo da guitarra.
Vou começar trazendo um elemento rítmico diferente, para abrirmos um pouco a mente. A essência da sonoridade na improvisação está dentro da rítmica. Dentro desse contexto, nós iremos estudar um elemento rítmico chamado Swing Feel.
Seria muito difícil falar do Swing Feel sem lembrar de Charlie Parker, que foi um dos percussores do uso dessa rítmica diferenciada dentro do bebop, influenciando Miles Davis entre outros instrumentistas, trazendo um fraseado sofisticado, o que influencia o Jazz Moderno até os dias atuais.
O Swing Feel soa como Sincopas, que é o elemento rítmico onde deslocamos a acentuação natural de um compasso. Para tal, nós mudamos a duração da nota para o tempo fraco e damos o efeito de antecipação na marcação.
No exemplo abaixo, nós podemos visualizar a marcação natural tempo a tempo no primeiro compasso. Na sequência, podemos observar a mudança de acentuação onde jogamos uma colcheia no primeiro tempo e logo após uma semínima pontuada que entra no contratempo soando no tempo 2 e também no seu contratempo.
A fórmula rítmica do Swing Feel é parecida. Porém, vamos colocá-la dentro de um compasso composto 6/8 para conseguirmos o efeito utilizado no jazz. No lick abaixo, nós podemos ver o efeito e sentir a sonoridade do fraseado sofisticado que a sincopa vai trazer seu repertório.
O Swing Feel pode ser escrito também dentro do compasso 4/4, sendo sinalizado no início da partitura como tercina de colcheia ou apenas escrevendo Swing Feel. Nesse caso, sua leitura seria dividir o tempo de uma semínima em 3 colcheias e o primeiro valor sempre é como se fosse duas dessas colcheias ligadas.
A aplicação do Swing Feel é uma fórmula rítmica que você pode aplicar em seu improviso usando Escalas Diatônicas, Menores, Escalas Pentatônicas Maiores e Menores, Blues, Outsides com cromatismo, sugestivamente Menores Melódicas dependendo do estudo harmônico e DomDim.
Com a teoria básica explicada, vou deixar alguns arquivos de mp3 com a sonoridade e um pdf com 4 licks interessantes usando o Swing Feel mesclando a penta blues com um cromatismo dando uma sensação de outside.
Os outsides que usei na maioria são sequências completas, pois, voltam para uma nota da escala diatônica; ou voltam fazendo uma emenda com a blue note, dando um efeito interessante.
Os licks estão todos Gm/Bb e escritos em 4/4, usando a fórmula do Swing Feel. Os mp3 são as referências dos exemplos.
Lembrem-se: o treino das frases sempre deve ser junto com o metrônomo.
Licks em Swing Feel - PDF
Uma sugestão para se experimentar esse estilo de fraseado é improvisar em cima do tema “Autumn Leaves”, disponível na backing track abaixo:
Bom, galera! Espero que tenham gostado. Em postagens futuras, nós vamos lidar com teoria musical, percepção e improvisação!
Para a próxima postagem, eu vou trazer um material de nível intermediário sobre ideias de improvisação independente de estilo.
Até mais a todos!
Excelente material! me ajudou bastante, inclusive a criar meus próprios solos a partir desses motivos, parabéns amigo e muito obrigado!
muito bom mesmo que vcs continue postando aulas maravilhosas como estas .o que me resta e agradecer, obrigado
ótimos exercícios, parabéns e muito obrigado pela aula. Só uma dúvida. no compasso 4 do exercício 3. a nota sol se repete duas vezes?. pelo menos pra mim parece..estou errado?
Rapaz, vou dar uma olhada, mas acho que repete 3 vezes no compasso 4, da tipo um double stop sincopado. to sem o instrumento aqui...quando pegar vou fazer a leitura e te falar.
isso me ajudou bastante obrigado