Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Reflexões, dicas e conselhos sobre marketing e carreira musical

      Por: NandoSato | Categoria: Guitarra e Violão, Teoria 2042 exibições Dificuldade Básico

      Olá pessoal do Guitar Battle!

      Neste primeiro texto, nós vamos tratar de questões que podem direcionar o uso dos fundamentos do marketing em uma carreira musical.

      Música e marketing são duas áreas de estudos completamente diferentes, porém muito próximas. A necessidade de se destacar profissionalmente vai muito além de somente tocar bem e/ou ter longa experiência, pois em muitos casos a diferença entre um profissional e outro é muito pouca ou quase nada.

      O diferencial entre dois profissionais muitas vezes está na forma como se apresenta ao mercado/clientes. Existe a necessidade de uma identidade visual consistente, que vai ajudar a se comunicar e se apresentar de forma correta e assertiva aos potenciais clientes.

      O primeiro passo para se criar uma identidade visual é ter uma postura de “empresa” e não a de um “artista”. Proponho essa diferenciação porque trabalhar no ramo musical nem sempre significa criar uma carreira artística. Um artista tem a preocupação direta somente com a sua arte, uma empresa tem a preocupação com todas as áreas que envolvem o negócio.

      Entendido esse primeiro passo, o que devemos fazer é desenvolver e padronizar, da forma mais profissional possível, toda a sua comunicação, seja ela online ou presencial.

      Segue algumas ideais a se serem criadas e padronizadas:

      • Arte do site, YouTube, Facebook, Twitter, e-mail, blog, etc;
      • Criar seu logotipo do nome/empresa;
      • Criar roteiro de atendimento telefônico e presencial;
      • Criar alguns e-mails padrões para situações que se repetem;
      • Criar um método de ensino próprio e personalizado;
      • Criar um sistema de ensino próprio;
      • Ter mais de uma forma de pagamento;
      • Criar métodos de pesquisa de satisfação;
      • Ter um canal para dúvidas e sugestões;

      O próximo passo é trabalhar no desenvolvimento de propagandas, que é um ponto que depende da criatividade de cada um. Caso não tenha domínio sobre softwares de edição de imagem e também não saiba trabalhar com o processo de criação de publicidade e propaganda, aconselho a contratar ou solicitar ajuda com profissionais da área. Inicialmente pode parecer um gasto a curto prazo, mas a longo prazo você verá que o investimento compensou.

      Nunca se esqueça, o que você divulgar aos clientes, o mesmo deve ser entregue conforme o que foi prometido e em hipótese alguma divulgue ou prometa mais do que pode fazer.

      Esses são alguns tópicos básicos a serem desenvolvidos. Dar aulas, tocar em eventos e fazer gravações é uma prestação de serviço tanto quanto um técnico de informática, uma gráfica, uma agencia ou um advogado faz. A importância de criarmos uma profissão sólida e transparente (assim como nas outras profissões) é de responsabilidade dos próprios profissionais. A ética no trabalho deve ser considerada acima de tudo.

      Grande abraço a todos!

      NandoSato

      NandoSato Tenha aulas particulares São Bernardo do Campo / SP | 24 músicas | 311 batalhas | 14 lições
      Experiência de 16 anos
      Estudei essa lição 4 estudaram essa lição

      Comentários (0)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar