Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Exercício de velocidade com escalas pentatônicas

      Por: Morone | Categoria: Guitarra e Violão, Técnica 65213 exibições Dificuldade Intermediário

      Olá amigos do Guitar Battle!

      Qual instrumento musical um piloto de “Fórmula 1″ escolheria aprender a tocar depois de largar as pistas e se aposentar? Com toda certeza seria a guitarra, pois, quase todo guitarrista gosta e quer tocar mais rápido do que todo mundo!

      Como eu não fui a exceção da regra, passei a vida procurando exercícios milagrosos que fossem o “Santo Graal” do shred! Infelizmente, nunca os encontrei. Porém, eu consegui achar vários outros que ajudaram no meu desenvolvimento e hoje vou mostrar um deles pra vocês.

      Este é um exercício de velocidade e coordenação muito bom, baseado na escala mais rock´n roll que existe: a pentatônica de Am.

      A pentatônica de Am é formada pelas notas Lá – Do – Ré – Mi – Sol, e vamos repeti-las neste exercício até que fique colado na sua cabeça.

      Ligue seu metrônomo, coloque-o num beat baixo – eu comecei no 55 bpm – e vamos tocar este compasso abaixo em loop, ou seja, sempre repetindo.

      Pentatônica de Am

      Vamos começar palhetando a primeira nota (Mi) para baixo e fazendo um pull-off para a segunda nota (Ré). Toque então a terceira nota (Dó) palhetando também para baixo, e depois toque o resto da escala alternando a palhetada, sem mais nenhum pull-off ou hammer-on.

      Quando os seus dedos, músculos e mente estiverem já acostumados com este desenho, você poderá ir aumentando a velocidade aos poucos. Jamais tenha pressa em fazer o exercício na velocidade da luz.

      Cada nota tem que soar limpa e única. Se estiver com dificuldade, baixe a velocidade do metrônomo e continue tocando. Afinal, não adianta nada tocar rápido se as notas saem todas “mascadas”.

      Quem disse que a vida é fácil? Vamos complicar um pouco!

      Para executar o próximo exercício, o anterior deve estar fixado na cabeça. Sua mãe, seu cachorro e sua namorada tem que estar enjoados de ouvir você tocando aquela maldita penta menor para então passarmos para esta aqui.

      Pentatônica de Am com repetição de movimento

      Ele nada mais é do que uma continuação do exercício anterior. Porém, nós vamos repetir o movimento descendo na pentatônica de Am. Note que as oito primeiras notas são exatamente as mesmas do primeiro exercício.

      Não se esqueça que os pull-offs começam com a palhetada pra baixo, e a primeira nota após o pull off também é palhetada para baixo.

      Conforme for ficando natural, vá aumentando a velocidade, sempre em doses pequenas. Nada de colocar o metrônomo no 220 bmp logo de início. Comece bem devagar para o exercício se tornar tão natural quanto digitar no chat do Facebook.

      Espero que aproveitem esta lição! Se tiverem dúvidas, comentem aí em baixo ou me procurem no Facebook e Twitter.

      Até a próxima!

      Rock on.

      Morone São Paulo / SP | 0 músicas | 0 batalhas | 6 lições
      Guitarrista da banda MR BIG TRIBUTE, toco há 17 anos e participei de diversas bandas em São Pau ...leia mais »
      Estudei essa lição 33 estudaram essa lição

      Comentários (15)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar