Olá pessoal do Guitar Battle.
Essa aula é a continuação do texto “Campo Harmônico Maior (Parte 1) – Definição”, onde vamos aprender a visualizar os acordes, arpejos e pentatônicas no braço da guitarra e veremos os campos harmônicos dos modos gregos.
Visualização do Campo Harmônico de Dó maior no braço da guitarra:
Formatos das tríades de C:
Formatos das tríades de Dm:
Formatos das tríades de Em:
Formatos das tríades de F:
Formatos das tríades de G:
Formatos das tríades de Am:
Formatos das tríades de Bm(b5):
Formatos dos tétrades do Campo Harmônico de C7M (clique nas imagens para ampliar):
Assimilação dos acordes: existem várias formas de conhecer a relação entre os acordes do campo harmônico…
1 – Tocando todos na mesma região do braço, por exemplo:
2 – Tocando os acordes em sequência:
3 – Usando acordes com a mesma sequência de intervalos na estrutura (por exemplo – T 7 3 5):
Desenhos da Pentatônica de Am7 (Padrão 2 x 2 com Blue Note):
Desenhos da Pentatônica de Dm7 (Padrão 2 x 2 com Blue Note):
Desenhos da Pentatônica de Em7 (Padrão 2 x 2 com Blue Note):
Desenhos da Pentatônica de Dm6 (Padrão 2 x 2 com Blue Note):
Desenhos da Pentatônica de G7 (Padrão 2 x 2 com Blue Note):
Para outros shapes de pentatônica acesse a “Biblioteca dos Shapes de Escalas”
Função Harmônica: Cada acorde dentro do campo harmônico maior desempenha uma função harmônica que está relacionada com a sua estrutura de tríade ou tétrade e o papel que atua na cadência harmônica. Podemos classificá-los em 3 formas…
Tônico-> Ausência da quarta justa da escala (em Dó maior é a nota Fá). Acorde de repouso.
Subdominante-> Possui a quarta justa (Fá) mas não possui a sétima maior da escala (Si). Acorde com tensão intermediária, se afasta do repouso.
Dominante-> Possui a quarta justa (Fá) e a sétima maior da escala (Si) formando um trítono (intervalo de 3 tons). Acorde com tensão, quer se aproximar do repouso.
Fazendo a análise dos acordes do campo harmônico chegamos na seguinte classificação:
Acordes de Empréstimo Modal: A categoria mais comum desses acordes são os emprestados da escala homônima (mesmo nome) menor e vice-versa. Observe o campo harmônico de Dó maior…
C Dm Em F G Am Bm(b5)
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)
E o campo harmônico de Dó menor (serão os mesmos acordes do campo harmônico de Eb maior, que é a escala relativa maior – fica 1 ½ tom acima)…
Eb Fm Gm Ab Bb Cm Dm(b5)
Eb7M Fm7 Gm7 Ab7M Bb7 Cm7 Dm7(b5)
Aqueles acordes do campo harmônico de Eb maior (Dó menor) que possuem a quarta justa da escala (nota Láb) poderão ser usados na tonalidade de Dó maior desempenhando função de Acorde de Empréstimo Modal com característica de Subdominante. São eles:
Fm (F Ab C) | Ab (Ab C Eb) | Dm(b5) (D F Ab)
Fm7 (F Ab C Eb) | Ab7M (Ab C Eb G) | Bb7 (Bb D F Ab) | Dm7(b5) (D F Ab C)
Temos com eles a expansão do conceito de tonalidade:
C7M Dm7(b5) Dm7 Em7 Fm7 F7M G7 Ab7M Am7 Bb7 Bm7(b5)
Modos Gregos: São as inversões da escala maior, ou seja, a escala maior começando de um ponto diferente. Como as notas de cada modo grego correspondem as notas da escala maior todo o campo harmônico gerado será o mesmo, observe.
Jônico-> é a escala maior começando na primeira nota (C D E F G A B), possui a mesma relação intervalar que a escala maior e os mesmos acordes.
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)
Notas características: C, E e F (a nota F só deverá ser enfatizada se existir no acorde atrás).
Acorde característico: C ou C7M
Cadência típica: C | F | G7 | C
Dórico-> é a escala maior começando na segunda nota (D E F G A B C), como suas notas são as mesmas da escala maior o seu campo harmônico também será o mesmo, começando do segundo acorde.
Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5) C7M
Notas características: D, F e B – A nota Ré é a tônica do modo e do primeiro acorde, a nota Fá define o acorde como menor e a nota Si (sexta maior de Ré) define esse acorde de Dm como segundo grau já que nenhum outro acorde menor do campo harmônico aceita uma sexta maior.
Acorde característico: Dm6 – Possui as 3 notas características, podemos chamar esse acorde de acorde Dórico.
Cadência típica: Dm7 | G7
Frígio-> é a escala maior começando na terceira nota (E F G A B C D)
Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5) C7M Dm7
Notas características: E, F, B – A nota Mi é a tônica do modo e a nota Fá (segunda menor) define esse acorde de Em como terceiro grau já que nenhum outro acorde menor do campo harmônico aceita uma nona menor. A terça menor (nota Sol) pode ser usada como nota característica, mas como é comum a aplicação do modo frígio também com terça maior, então a quinta aparece como a nova opção.
Acorde característico: E7/4(b9) – Possui as 3 notas características, podemos chamar esse acorde de acorde Frígio.
Cadência típica: Em7 | F
Lídio-> é a escala maior começando na quarta nota (F G A B C D E)
F7M G7 Am7 Bm7(b5) C7M Dm7 Em7
Notas características: F, A e B – A nota Fá é a tônica, a nota Lá define o acorde como maior e a nota Si (quarta aumentada) define esse acorde de F como quarto grau já que nenhum outro acorde maior do campo harmônico aceita uma quarta aumentada.
Acorde característico: F7M(#11) – Acorde Lídio.
Cadência típica: F | G/F
Mixolídio-> é a escala maior começando na quinta nota (G A B C D E F)
G7 Am7 Bm7(b5) C7M Dm7 Em7 F7M
Notas características: G, B e F
Acorde característico: G7 – o quinto grau é o único acorde maior com sétima menor – acorde Mixolídio.
Cadência típica: G | F
Aeólio-> é a escala maior começando na sexta nota (A B C D E F G)
Am7 Bm7(b5) C7M Dm7 Em7 F7M G7
Notas características: A, C e F (a nota F só deverá ser enfatizada se existir no acorde atrás).
Acorde característico: Am ou Am7
Cadência típica: Am | Dm | Em | Am
Lócrio-> é a escala maior começando na sétima nota (B C D E F G A)
Bm7(b5) C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7
Notas características: B, D e F
Acorde característico: Bm7(b5) – o sétimo grau é o único com o acorde meio diminuto.
Cadência típica: Bm7(b5) | Am7
Abaixo a relação entre os arpejos e os acordes de tríade e a intenção modal que entregam:
Nem toda a relação entre arpejo e acorde de base gera uma intenção modal concreta. No quadro acima as relações modais estão indicadas com as cores.
Jônico e Aeólio-> Como são as nossas referências tonais de maior e menor, qualquer acorde com a tônica do grau (Dó ou Lá) será característico do modo.
Dórico-> Todos os acordes menores com tônica em Ré que tiverem sexta ou décima terceira são característicos do modo.
Frígio-> Todas as relações que incluirem a nota Fá (b2) sobre o acorde de Em entregarão a intenção frígia. A tensão dos arpejos é bastante elevada.
Lídio-> Todos os acordes maiores com tônica em Fá que tiverem a décima primeira aumentada são característicos do modo.
Mixolídio-> Todos os acordes maiores com tônica em Sol que tiverem a sétima menor são característicos do modo.
Lócrio-> Todos os acordes meio diminutos com tônica em Si que não tiverem a nota Sol na sua formação são característicos do modo.
Abaixo a relação entre os arpejos e os acordes de tétrade e a intenção modal que entregam:
Outros campos harmônicos maiores: Como toda escala maior respeita a relação de tons da sua fórmula podemos dizer que todos os campos harmônicos gerados usam como resultado os mesmos acordes, arpejos, tensões e escalas, mas com tônicas diferentes. Vou ilustrar montando o Campo Harmônico de Lá maior:
Fórmula da escala de Lá maior…
Grau 1 – A + C# + E = A
Grau 2 – B + D + F# = Bm
Grau 3 – C# + E + G# = C#m
Grau 4 – D + F# + A = D
Grau 5 – E + G# + B = E
Grau 6 – F# + A + C# = F#m
Grau 7 – G# + B + D = G#m(b5)
Grau 1 – A + C# + E + G# = A7M
Grau 2 – B + D + F# + A = Bm7
Grau 3 – C# + E + G# + B = C#m7
Grau 4 – D + F# + A + C# = D7M
Grau 5 – E + G# + B + D = E7
Grau 6 – F# + A + C# + E = F#m7
Grau 7 – G# + B + D + F# = G#m7(b5)
Agora vamos fazer a comparação entre os Campos Harmônicos de Dó Maior e Lá Maior:
Tríades:
Tétrades:
Tensões: as mesmas nas duas escalas.
Pentatônicas: o mesmo resultado para as duas escalas, ou seja…
Podemos dessa forma estabelecer uma regra geral para qualquer campo harmônico maior:
Para deduzir qualquer outro campo harmônico basta aplicar a tabela acima, por exemplo:
Montar o Campo Harmônico de Bb Maior…
Notas: Basta obedecer a fórmula.
As notas de Bb maior serão: Bb C D Eb F G A
Intervalos: Qualquer combinação entre as notas da escala.
Tríades: Bb Cm Dm Eb F Gm Am(b5)
Tétrades: Bb7M Cm7 Dm7 Eb7M F7 Gm7 Am7(b5)
Notas de substituição e tensões: de acordo com a tabela.
Pentatônicas: Cm7 Dm7 Gm7 Cm6 F7
Acordes de Empréstimo Modal:
Grau 2 no formato Tm7(b5), ou seja, Cm7(b5).
Grau 4 no formato Tm7, ou seja, Ebm7.
Grau 6 no formato bT7M, ou seja, Gb7M.
Grau 7 no formato bT7, ou seja, Ab7.
Abaixo a tabela com o resumo de todos os campos harmônicos maiores (Clique na tabela para ampliar):
Por hoje é isso pessoal, não esqueçam de visitar o meu site.
E fiquem com um video do meu album HIGH:
excelente trabalho
Excelente trabalho! Objetivo. Parabéns!