Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Aula de desenvolvimento de motivos - Vamos tocar juntos?

      Por: Mateus Starling | Categoria: Guitarra e Violão, Improvisação 15525 exibições Dificuldade Intermediário

      Olá, pessoal do Guitar Battle!

      Começamos a tocar guitarra apaixonados pelo som, pela música. Quando adentramos no estudo do nosso instrumento, nos deparamos com a necessidade do estudo técnico, das escalas, arpejos, etc. Tudo isso é de suma importância, mas nessa caminhada muitas pessoas acabam colocando o foco exclusivamente no estudo das ferramentas; abandonando a questão principal, que é desenvolver a musicalidade.

      Portanto o estudo de um não afasta o outro. Devemos, sim, adentrar no conhecimento da música sem abandonar o lirismo e o desenvolvimento de ideias musicais.

      É muito comum você ouvir entrevistas dos grandes improvisadores. E quando eles são perguntados sobre o que é improvisar, o discurso quase sempre tende para o conceito da composição espontânea “on the fly”, ou seja, vai se criando naquele momento. Ouve-se também a questão do quebra cabeça que começa a se criar da primeira peça e então as outras peças vão se encaixando de forma compatível, uma peça chama a outra.

      Portanto, podemos dizer que o maior pecado do improvisador é desistir de uma ideia que apareceu inesperadamente, quando na verdade essas ideias poderiam ser a alavanca para um improviso fresco e espontâneo. Portanto, não abandone aquelas ideias que aparecem fora do seu controle.

      Um improviso onde não existem ideias que se correspondem, ideias que não se desenvolvem, tende a parecer um quebra cabeça em que as peças não se encaixaram perfeitamente, ou onde algumas peças ficaram perdidas ao longo do caminho.

      A seguir, um vídeo autoexplicativo no qual vamos nos divertir um pouco tocando juntos. Eu toco e você responde com a mesma ideia rítmica. Vamos tocar juntos?

      Não deixe de acessar o meu site e conferir muitas outras video-aulas!

      Um abraço e até a próxima!

      Mateus Starling Rio de Janeiro / RJ | 0 músicas | 0 batalhas | 5 lições
      Guitarrista, produtor, compositor, colunista e colaborador de revistas especializadas. Mateus Sta ...leia mais »
      Estudei essa lição 12 estudaram essa lição

      Comentários (4)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar