Olá Pessoal do Guitar Battle,
Gostaria de me desculpar por escrever sobre este assunto tão esgotado. Porém, tenho visto alguns alunos e até mesmo aulas, via internet, com tantas dúvidas e fundamentos incorretos sobre o assunto que, sendo franco, me causam uma profunda sensação de perplexidade.
Lembro que não quero levantar bandeira alguma e tão pouco gerar ainda mais polêmica. O fato é que a superficialidade de informações, causam uma imensa confusão em muitos guitarristas, tanto amadores quanto profissionais. Jogando toda a riqueza e sonoridade dos modos em uma vala comum de digitações “prontas”, frases “prontas” (muitas vezes sem nenhuma valorização modal), informações vagas ou o que é ainda mais estranho, sem sentido algum.
Modos (seja lá qual o nome atribuído) não são INVERSÕES de uma escala, são SONORIDADES, pois os modos são ESCALAS. Com esta afirmação, os modos TAMBÉM possuem seus PRÓPRIOS CAMPOS HARMÔNICOS.
Se NÃO CONCORDA com o que foi escrito acima e está totalmente convencido de que modos são inversões de uma escala, convido você a analisar ainda que de forma bem rápida, as duas harmonias sugeridas abaixo.
Harmonia 1 – || Am7 | Dm7:||
Harmonia 2 – || Am7 | D7 :||
Pois bem, basta um olhar superficial apenas para concluir que temos um acorde de Dm7 (RE FA LA DO) na primeira harmonia e um D7 (RE FA# LA DO) na segunda harmonia.
Agora minha pergunta para você que acha que modos são APENAS inversões de uma escala.
Será possivel aplicar, já que modos são inversões de escala, a escala de DO Maior sobre a primeira harmonia e obter uma sonoridade Eólia? É possivel aplicar a escala de SOL Maior sobre a segunda harmonia e obter a sonoridade Dórica?
A minha resposta?
Ouça os exemplos abaixo
Sem me aprofundar e “teorizar” demais, todas as escalas, sim todas elas, são geradas por uma única escala. A escala cromática.
Grande abraço
Espero poder ter ajudado.