Olá pessoal do Guitar Battle,
essa aula é a continuação da aula de “Montagem de Acordes – Tétrades (Parte 2)” onde vamos ver os desenhos que faltam, entender a relação de proximidade entre os acordes e a aplicação melódica:
T7(#5) | T7(b5) | T7M(#5)
Para o entendimento pleno dessa aula, recomendo saber a formação de Tríades e Tétrades, assunto que trato na aula “Formação de Acordes e Cifragem – Parte 1”.
Tétrade C7(#5) – Tônica + Terça maior + Quinta Aumentada + Sétima Menor
C7(#5)-> C E G# Bb
Visualize no desenho abaixo, as notas do tétrade de C7(#5) colocadas ao longo do braço da guitarra:
Formatos de C7(#5) sem salto de corda:
Formatos de C7(#5) com salto de corda:
Formatos de C7(#5) resultado da soma de formatos anteriores:
Tétrade C7(b5) – Tônica + Terça maior + Quinta Diminuta + Sétima Menor
C7(b5)-> C E Gb Bb
Visualize no desenho abaixo, as notas do tétrade de C7(b5) colocadas ao longo do braço da guitarra:
Formatos de C7(b5) sem salto de corda:
Formatos de C7(b5) com salto de corda:
Formatos de C7(b5) resultado da soma de formatos anteriores:
Tétrade C7M(#5) – Tônica + Terça maior + Quinta Aumentada + Sétima Maior
C7M(#5)-> C E G# B
Visualize no desenho abaixo, as notas do tétrade de C7M(#5) colocadas ao longo do braço da guitarra:
Formatos de C7M(#5) sem salto de corda:
Formatos de C7M(#5) com salto de corda:
Formatos de C7M(#5) resultado da soma de formatos anteriores:
Relação entre o acorde T7(b5) e o acorde To:
Ambos os acordes são simétricos e possuem na sua formação 2 trítonos. Observe:
C7(b5) – C E Gb Bb, trítono entre C-Gb e entre E-Bb. A distância entre os trítonos é simétrica numa relação de 2 tons + 1 tom.
Co – C Eb Gb Bbb, trítono entre C-Gb e entre Eb-Bbb. A distância entre os trítonos é simétrica, sempre 1 ½ tom.
Os formatos desses acordes se repetem ao longo do braço mantendo essa mesma relação simétrica:
T7(b5) a cada 2 tons + 1 tom
To a cada 1 ½ tom
Transposição para outras tônicas – Ao mover um acorde ao longo do braço da guitarra, mantemos o tipo de acorde mas alteramos a tônica.
Exemplo:
Cm7 movendo o acorde inteiro ½ tom acima-> C#m7
C#m7 movendo o acorde inteiro ½ tom acima-> Dm7
Dm7 movendo o acorde inteiro ½ tom acima-> D#m7 e assim por diante.
Ou ainda…
Cm7 movendo o acorde inteiro ½ tom abaixo-> Bm7
Bm7 movendo o acorde inteiro ½ tom abaixo-> Bbm7
Bbm7 movendo o acorde inteiro ½ tom abaixo-> Am7 e assim por diante.
Deslocando desenhos através das cordas – Quando mantemos o desenho do acorde mas mudamos as cordas em que ele é feito, indo pra cima ou baixo, mudamos a função e tônica do acorde. Isso é interessante pois podemos alterar completamente a função de um acorde sem mudar a forma em que ele é feito, apenas deslocando os dedos pra cima ou para baixo. Observe os 2 exemplos abaixo:
Estude para cada desenho de tétrade esse tipo de modificação, o vocabulário é gigantesco.
Inversões: A inversão de um acorde é a indicação de qual nota está no baixo (nota mais grave). Temos as seguintes inversões:
Na maioria dos arranjos com banda a guitarra pode tocar qualquer formato de tétrade sem levar em consideração a inversão, pois a nota do baixo está sendo tocada pelo baixista. Quando estiver tocando sozinho escolha as inversões de acordo com a linha de baixo que estiver construindo.
Saber as inversões de cada formato ajuda bastante pois define a ordem dos intervalos dentro do acorde (quando não existe salto de corda). As sequências sempre vão ser as mesmas…
Quando o formato do acorde abrange 5 ou mais casas a sequência é linear, independente de qual nota está no baixo:
Para a grande maioria dos formatos as inversões seguem as lógicas abaixo:
Então sabendo a nota do baixo (tipo de inversão) é possível deduzir todos os intervalos dentro do acorde.
Estudo em arpejos – É a aplicação melódica das notas do tétrade, independente da ordem. Da mesma forma que associamos os desenhos dos acordes para completar a visualização ao longo do braço, podemos usar esses formatos para tocar um arpejo de forma não linear, artifício que cria interesse e que une as diferentes regiões.
Exemplo 1:
Exemplo 2:
Exemplo 3:
Por hoje é isso pessoal, fiquem com uma música do meu cd Ocean:
E não esqueçam de acessar o meu site.
sensacional, muito bem detalhada a explicação, a partir de agora entendo melhor as tétrades, gostei, obrigado... dá uma olhada nesse projeto aqui e me dá algumas dicas... abraços . www . leidosacordes . blogspot. com . br/