Olá pessoal do Guitar Battle.
Um Feliz 2013 a todos. Que seja um ano bom e com novas perspectivas.
Vamos iniciar este ano, dando continuidade ao curso de improvisação proposto no tópico “A ciencia e a arte da Improvisação”. Vou expor nesta aula dois conceitos de fundamental importância para quem almeja ser um bom improvisador. Estes conceitos são o Conceito “Macro” e o Conceito “Micro”.
Conceito “Macro”.
Este conceito abrange a improvisação em uma peça musical ou um determinado trecho, dentro de uma tonalidade ou modalidade. Como exemplo vamos utilizar uma progressão simples dentro da tonalidade de Dó Maior.
A progressão é a seguinte: C7M(9) | Am7(11) | Dm7(9) | G7(13) | C7M(13) |
Para improvisarmos bem dentro do conceito Macro, vamos utilizar os modos gerados pela escala de Dó maior. Veja o exemplo abaixo:
Conceito Macro – Exemplos 1a até 1d
A primeira escala, é a própria escala de Dó Maior ou Modo Jônio. Ouça o exemplo em Áudio.
A escala de Dó maior é a opção mais direta para este acorde, porém, a escala causa uma sensação de desconforto, por ter em sua formação a nota Fá (quarta justa), que se choca com a 7M do acorde (nota Si).
A próxima escala é a escala de Lá menor natural ou Lá Eólio. Ouça o exemplo em áudio.
A escala de Lá menor é a opção mais direta para este acorde, porém a escala causa uma sensação de desconforto por ter em sua formação a nota Fá (sexta menor).
A próxima escala é a escala de Ré Dórico. Ouça o exemplo em áudio.
Normalmente, a primeira escolha para um acorde menor é a escala menor natural. Neste caso eu optei por usar a escala de Ré Dórico, pois esta escala não gera o desconforto causado pela sexta menor. Veja a formação desta escala no exemplo em tablatura.
A próxima escala é a escala de Sol Mixolídio. Ouça o exemplo em áudio.
Para o acorde Dominante, a escolha direta é o Modo Mixolídio, pois esta escala contém a Sétima menor (nota Fá) e se estabiliza perfeitamente com o acorde.
Ouça um exemplo com uma improvisação utilizando o conceito “Macro”
Conceito “Micro”
Este conceito, abrange a improvisação em uma peça musical ou um determinado trecho, visualizando a escala que melhor se estabiliza contra um acorde. Vamos utilizar o mesmo exemplo anterior, mas aplicando uma escala para cada acorde. Veja os exemplos 2a até 2d.
Para o primeiro acorde, optei por utilizar a escala de Dó Lídio, por esta escala não possuir o intervalo de quarta justa e sim o intervalo de quarta aumentada, gerando assim mais estabilidade contra o acorde. Ouça o exemplo em áudio:
A próxima escala, é a escala de Lá Dórico. Ouça o exemplo em áudio.
Normalmente, a primeira escolha para um acorde menor é a escala menor natural. Neste caso eu optei por usar a escala de Lá Dórico, pois, esta escala não gera o desconforto causado pela sexta menor. Veja a formação desta escala no exemplo em tablatura.
Novamente temos uma nova escala Dórica, porém com a fundamental em Ré. Ouça o exemplo em áudio.
A próxima escala é a escala de Sol Dominante Diminuta. Ouça o exemplo em áudio.
Esta escala se estabiliza muito bem contra o acorde Dominante, já que este acorde aceita várias alterações.
Agora ouça um exemplo onde improviso com o conceito ”Micro”.
Um grande abraço e curtam bastante esta abordagem interessante para improvisação.