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      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Montagem de acordes - Tríade

      Por: deniswarren | Categoria: Guitarra e Violão, Teoria 27708 exibições Dificuldade Básico

      Olá, pessoal do Guitar Battle!

      Nesta aula, nós vamos aprender a montar no braço da guitarra as tríades maiores, menores, diminutas e aumentadas. Para um entendimento pleno dessa aula é fundamental que você saiba a “Formação dos acordes e Cifragem”.

      Introdução: um acorde não está restrito apenas a um formato (desenho) no braço da guitarra, ele pode ser encontrado e executado em qualquer posição. Dominar um acorde é conseguir tocá-lo em suas inúmeras formas, seja harmônica (acorde) ou melódica (arpejo), ao longo de todo o braço.

      Montagem: uma forma prática para descobrir os diferentes shapes de cada tipo de tríade é escolher uma tônica, definir a terça e quinta, e posicionar as notas no braço da guitarra.

      Tríade Maior – Tônica + Terça Maior (2 tons acima da tônica) + Quinta Justa (3½ tons acima da tônica)

      Tríade de D – Notas:

      D (Tônica) + 2 tons = F# (Terça) + 1½ tons = A (Quinta)

      Observe nos desenhos abaixo as notas da tríade de D posicionadas no braço da guitarra:

      Tríade Maior

      Para montar a tríade bastam as 3 notas da sua formação, a Tônica, a terça e a quinta. Independente da inversão (nota mais grave) o acorde será sempre o mesmo. Na tablatura abaixo, você encontra os 12 formatos da tríade de D sem salto de corda:

      Tríade Maior - 3 posições

      É bastante comum somar dois ou mais formatos de tríade para conseguir um shape mais completo, com som cheio. Nesse caso, os intervalos da tríade podem aparecer duas ou três vezes. Abaixo estão as formas mais comuns:

      Acordes de Tríade Maior

      Arpejo: são as notas do acorde tocadas de forma melódica. Podem seguir uma ordem lógica…

      T 3 5   ou   3 5 T   ou   5 T 3

      … Ou serem tocadas de forma aleatória.

      T 5 T 3 5, etc.

      Mas é preciso colocar os intervalos que formam a tríade ao menos uma vez dentro da sequência. Na execução, os dedos podem permanecer fixos (formato de acorde) fazendo com que cada nota tocada continue soando (dedilhado). Com distorção é melhor tocar cada nota separada, usando ambas as mãos para controlar a execução e buscar limpeza.

      Arpejo de Tríade Maior

      É comum os formatos acima aparecerem reduzidos para facilitar a execução:

      Arpejo reduzido de Tríade Maior

       

      Tríade Menor – Tônica + Terça Menor (1½ tons acima da tônica) + Quinta Justa (3½ tons acima da tônica)

      Tríade de Dm – Notas:

      D (Tônica) + 1½ tons = F (Terça) + 2 tons = A (Quinta)

      Observe nos desenhos abaixo as notas da tríade de D posicionadas no braço da guitarra:

      Tríade Menor

      Na tablatura abaixo você encontra os 12 formatos da tríade de Dm sem salto de corda:

      Tríade Menor - 3 posições

      Formatos mais comuns da tríade menor:

      Acordes de Tríade Menor

      Arpejo:

      Arpejo de Tríade Menor

      Formatos reduzidos:

      Arpejo reduzido de Tríade Menor

       

      Tríade Diminuta – Tônica + Terça Menor (1½ tons acima da tônica) + Quinta Diminuta (3 tons acima da tônica)

      Tríade de Dm(b5) – Notas:

      D (Tônica) + 1½ tons = F (Terça) + 1½ tons = Ab (Quinta)

      Observe nos desenhos abaixo as notas da tríade de Dm(b5) posicionadas no braço da guitarra:

      Tríade Diminuta

      Na tablatura abaixo você encontra os 12 formatos da tríade de Dm(b5) sem salto de corda:

      Tríade Diminuta - 3 posições

      Formatos mais comuns da tríade diminuta:

      Acordes de Tríade Diminuta

      Arpejo:

      Arpejo de Tríade Diminuta

      Formatos reduzidos:

      Arpejo reduzido de Tríade Diminuta

       

      Tríade Aumentada – Tônica + Terça Maior (2 tons acima da tônica) + Quinta Aumentada (4 tons acima da tônica)

      Tríade de D(#5) – Notas:

      D (Tônica) + 2 tons = F# (Terça) + 2 tons = A# (Quinta)

      Observe nos desenhos abaixo as notas da tríade de D(#5) posicionadas no braço da guitarra:

      Tríade Aumentada

      Na tablatura abaixo você encontra os 12 formatos da tríade de D(#5) sem salto de corda:

      Tríade Aumentada - 3 posições

      Simetria da tríade aumentada: a distância entre as notas que formam a tríade aumentada é sempre a mesma, 2 tons.

      Por essa razão os shapes da tríade aumentada terão sempre o mesmo formato, independente da posição no braço da guitarra.

      Formatos mais comuns da tríade aumentada (simétricos nas 3 posições):

      Acordes de Tríade Aumentada

      Arpejo:

      Arpejo de Tríade Aumentada

      Transposição das tríades: ao deslocar a tríade pelo braço da guitarra, nós mudamos a tônica, porém, o tipo (maior, menor, dim, aum) permanece o mesmo. A tônica do acorde muda da mesma forma que os nomes das notas mudam dentro da escala cromática.

      Escala cromática (meio tom de distância entre cada nota):

      Lembrando que C#=Db, D#=Eb, F#=Gb, G#=Ab, A#=Bb.

      De C para C# temos meio tom, então quando deslocamos a tríade de C meio tom acima no braço da guitarra, sem mudar o seu formato, ela passa a ser chamada de tríade de C#.

      De C para D temos 1 tom, então quando deslocamos a tríade de C 1 tom acima no braço da guitarra ela passa a ser chamada de tríade de D.

      O mesmo funciona quando nos deslocamos no sentido contrário:

      De F para E temos meio tom. Então, quando deslocamos a tríade de F meio tom abaixo no braço da guitarra ela, passa a ser chamada de tríade de E; que quando deslocada mais meio tom passa a ser chamada de Eb, depois D, Db, C, e assim por diante.

      Essa lógica se aplica com todos os tipos de tríade: quando nós deslocamos ao longo do braço da guitarra, estamos mudando a tônica do acorde, porém, como a estrutura (formato) permanece o mesmo, o tipo de acorde se mantém.

      Observe o desenho abaixo:

      Deslocamento da Tríade Maior

       

      Formato X Linguagem Musical: o leque sonoro é ampliado consideravelmente quando executamos um acorde de um jeito diferente e nossas escolhas ajudam a criar a roupagem ideal para a linguagem musical que estamos tocando. Procure variar o desenho de cada tríade buscando equilíbrio com o arranjo. Saiba tocar os acordes ao longo do braço e opte pelo desenho que contribua de forma efetiva no enriquecimento do trecho musical.

      Relação de proximidade com as diferentes escalas: várias escalas, entre elas a diatônica e as menores harmônica e melódica, podem ser vistas como sobreposição de tríades. É importante, durante a construção do fraseado e da improvisação, conhecer os pontos que formam as tríades do campo harmônico e tocar fazendo esse tipo de associação. Observe o exemplo abaixo com a escala de G maior:

      Tríades dentro da escala de G maior

       

      Use esse tipo de visualização para unir as passagens lineares de escala com os arpejos. Um solo deve ser a soma dessas ideias, um agrupamento de arpejos ligados entre si ou com as notas da escala. O mesmo princípio pode ser aplicado nos desenhos da pentatônica (m7, m6, M7) ou das demais escalas usadas dentro da linguagem musical (tons inteiros, aumentada, cromática).

      Para mais informações acessem o meu site

      Abaixo uma música do meu cd DEEP:

      Abraços e até a próxima!

       

      deniswarren Florianópolis / SC | 20 músicas | 1092 batalhas | 26 lições
      Toco guitarra e violão a 25 anos e atuo profissionalmente a 20 anos. Toquei em bandas de vários ...leia mais »
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