Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Já sei a pentatônica e agora como usar? Parte I

      Por: Kiko Bragamonte | Categoria: Guitarra e Violão, Improvisação 54484 exibições Dificuldade Básico

      Olá pessoal do Guitar Battle,

      Esta é a minha primeira contribuição para o Guitar Battle. Nesta aula, nós iremos abordar um assunto que muitas vezes se torna cansativo e principalmente “repetitivo”: a Escala Pentatônica. No meu ponto de vista, esta escala com o passar do tempo acabou ficando desgastada pelo fato de que muitos guitarristas aprendem e param de estudá-la! Isto é errado. Penso que a escala pentatonica é a escala principal para se tocar qualquer estilo musical e qualquer instrumento também, mas é preciso de estudo e do entendimento dela.

      Assista ao vídeo sobre o assunto:

      A minha ideia nessa primeira aula não é mostrar onde ela se encaixa no Campo Harmônico e sim que vocês já consigam improvisar mesmo sem entender o campo, ou seja, já possam sentir a sonoridade e principalmente usar a escala. No decorrer das próximas aulas, nós vamos entendendo certinho onde se encaixa, etc.

      Para começar a entender a aplicação da penta é preciso você saber o TOM da música. Para isso, se você ainda não sabe, vá no site Cifra Club e oberseve bem em cima da cifra: aparece o TOM da música. Pegue esse tom e o localize na corda SOL ( 3ª corda). Achando o TOM  na 3ª corda, aplique a pentatônica que estiver na mesma casa. Ex: TOM Dó ( casa 5 na 3ª corda) pentatônica que vamos aplicar Am ( mesma casa do Dó casa 5).

      Se você já chegou até aqui, leu o que está redigido e assistiu ao vídeo, você está em um bom caminho para aprender. Fiz uma música utilizando as sete notas C,D,E,F,G,A e B de uma forma aleatória, ou seja, usei uma sequência diferente C, G ,A, F, D, E e B. Pensei em quatro fragmentos de solo (licks) bem comuns e muito utilizados nos improvisos e gravei sobre a Backing Track que fiz especialmente para essa aula.

      Aqui você pode ouvir o exemplo:

      Aqui esta os licks com a pentatonica referencia de cada TOM:

      Aula sobre aplicação da pentatonica m7

      Aqui você pode praticar os licks na Backing Track:

      Note que usei os mesmo licks em vários tons diferentes para mostrar que: independe do tom para você utilizar determinada frase ou lick. Você pode pegar trechos de solos que você já sabe tocar e aplicar em outra música, utilizar em seu improviso independentemente de qual seja o tom.

      IMPORTANTE:

      A pentatônica é uma escala aplicada no sexto grau do campo harmônico maior.

      A dica é em primeiro lugar saber o tom da música, depois procure o tom da música na 3ª corda (corda SOL) e toque a escala pentatônica na mesma casa que você achou o tom: por exemplo música em Dó maior, vou achar a nota Dó na corda SOL que está na 5ª casa e tocar a pentatônica de Lá menor que esta na mesma casa.

      Qualquer dúvida, me add no Face ou Twitter.

      Informaçãoes sobre aulas online por skype: kikobragamonte@gmail.com

      Quem quiser a Backing Track eu envio por email. Basta entrar em contato pelo email kikobragamonte@gmail.com.

      Bons estudos,

      Kiko Bragamonte

       

       

      Kiko Bragamonte Alegrete / RS | 4 músicas | 87 batalhas | 8 lições
      Atua como professor ministrando aulas presenciais e online.
      Estudei essa lição 10 estudaram essa lição

      Comentários (18)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar