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      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Pentatônica menor 7 - Parte 1

      Por: deniswarren | Categoria: Guitarra e Violão, Teoria 56866 exibições Dificuldade Intermediário

      Olá pessoal do Guitar Battle,

      Nesta aula vamos falar sobre a pentatônica m7 (pentatônica menor com sétima menor), as notas que fazem parte da sua formação e como, através dos diferentes shapes, podemos tocá-la ao longo do braço da guitarra. É interessante, pra tirar maior proveito dessa aula ter como pré-requesito o conhecimento da…

      …distância em tons entre as notas musicais.

      …notas no braço da guitarra. (Esse conteúdo pode ser visto aqui)

      …letra correspondente para cada nota musical em cifra.

      ________________________________________________________________________________________________________________

      Terminologia: pentatônica vem da junção de 2 palavras, penta que quer dizer cinco e tônica, sinônimo de nota musical (tons). É uma escala de 5 notas, a mais antiga da nossa música, tendo sua origem na Grécia de Pitágoras. Obedece a seguinte distância em tons dada pela formula abaixo:

      Distância em tons entre as notas da penta m7

      Então, para descobrir as notas que fazem parte da pentatônica basta determinar a primeira nota, que chamamos de tônica, e seguir a formula.

       

      Exemplo 1: quais notas fazem parte da pentatônica de Lá?

      Como a primeira nota é Lá, vamos chamar a pentatônica de Lám7 (ou Am7), pois m7 designa o tipo de pentatônica que estamos aprendendo. Para achar as demais notas vamos nos mover de acordo com o quadro acima.

      Nota  + 1 ½ tom = Nota , que será a segunda nota da pentatônica de Am7.

      Nota Dó + 1 tom = Nota , que será a terceira nota da pentatônica de Am7.

      Nota Ré + 1 tom = Nota Mi, que será a quarta nota da pentatônica de Am7.

      Nota Mi + 1 ½ tom = Nota Sol, que será a quinta nota da pentatônica de Am7.

      As notas que fazem parte da pentatônica de Am7 são – A C D E G.


      Exemplo 2: quais notas fazem parte da pentatônica de Fá#?

      Como a primeira nota é Fá#, vamos chamar a pentatônica de Fá#m7 (ou F#m7). Para achar as demais notas vamos nos mover de acordo com o quadro acima.

      Nota Fá# + 1 ½ tom = nota , que será a segunda nota da pentatônica de F#m7.

      Nota Lá + 1 tom = nota Si, que será a terceira nota da pentatônica de F#m7.

      Nota Si + 1 tom = nota Dó#, que será a quarta nota da pentatônica de F#m7.

      Nota Dó# + 1 ½ tom = nota Mi, que será a quinta nota da pentatônica de F#m7.

      As notas que fazem parte da pentatônica de F#m7 são – F# A B C# E.


      No quadro abaixo você encontra as notas que fazem parte de cada pentatônica m7 possível:

      Notas que fazem parte das diferentes pentas m7

       

      Colocando as notas da pentatônica no braço da guitarra

      Para tocar uma pentatônica basta posicionar as notas que fazem parte da sua formação ao longo do braço da guitarra.


      Exemplo 1: Pentatônica de Am7 que possui as notas A C D E G.

      Observe o desenho abaixo com o nome das notas no braço da guitarra:

      Escala Cromática - todas as notas do braço da guitarra

      Agora o braço da guitarra apenas com as notas da pentatônica de Am7:

      Pentatônica de Am7

      Se você tocar apenas as notas descritas acima, estará tocando a pentatônica de Am7, independente da forma que estiver executando…

       

      …poderá tocá-las em qualquer ordem.

      …poderá tocá-las juntas.

      …fazer slide, ligado, tapping ou bend de uma nota para a outra.

       

      Desenhos da pentatônica m7

      Uma forma conveniente de tocar a pentatônica é decorar alguns desenhos, também chamados de shape da escala, fáceis de transpor para outras tonalidades de música. Todo desenho tem um objetivo que pode ser:

      1 – Usar um número fixo de notas por corda, sendo 2 ou 3 os mais comuns.

      2 – Ser simétrico compreendido dentro de 1 oitava, sendo 1 X 3, 3 X 1, 2 X 3 e 3 X 2 os mais comuns.

      3 – Omitindo uma nota da escala.

      4 – Acrescentando uma nota de passagem cromática


      Padrão 2 X 2

      É o formato mais comum para a pentatônica m7, possui 5 desenhos, cada um começando numa das 5 notas da escala, com 2 notas por corda.

      Os 5 shapes da Pentatônica de Am7

       

      No desenho abaixo os 5 shapes da pentatônica m7 escritos em tablatura, abrangendo todo o comprimento do braço da guitarra:

       

      Os 5 shapes da Pentatônica de Am7, padrão 2 X 2

      Na tabela abaixo você encontra para cada tipo de pentatônica m7 a casa onde será tocado cada um dos shapes:

       

      As casas correspondentes a cada shape da Pentatônica m7

       

      Blue Note – É uma nota acrescentada a pentatônica com o objetivo de criar uma atmosfera diferente pro fraseado. A etimologia da palavra Blue quer dizer triste, melancólico, tenso, então a blue note refere-se a essa nota de tensão. Ela fica localizada 3 tons acima da tônica, ou entre a terceira e quarta notas da pentatônica.


      Exemplo: Na pentatônica de Am7 a blue note será…

      Nota Lá + 3 tons = Ré# (ou Mib)

      Ou entre a terceira (Nota Ré) e quarta (Nota Mi) notas da pentatônica = Ré# (ou Mib).

      Observe na tabela abaixo a blue note correspondente para cada pentatônica m7:

      A Blue Note de cada Pentatônica m7

      É possível acrescentar a blue note nos desenhos da pentatônica, observe abaixo:

      Pentatônica de Am7 com Blue Note

       

      Os 5 shapes da Pentatônica de Am7 com Blue Note

       

      Padrão 3 X 3

      Interessante nesse padrão é a repetição de uma das notas da pentatônica criando, mesmo se executado de forma linear, um efeito de deslocamento rítmico. É comum licks construídos usando 2 cordas apenas com ligados, ou mesmo usando tapping na nota da ponta.

      Padrão 3 X 3

       

      O desenho acima é o Shape 1, começando na primeira nota da pentatônica. Pode-se usar o mesmo padrão começando nas outras notas da escala. Essa é a regra, todos os padrões possuem 5 shapes pois a pentatônica tem 5 notas, cada shape começa em uma das notas da pentatônica.

       

      Padrão 2 X 3 e Padrão 3 X 2

      É um padrão simétrico fácil de ser memorizado pois se repete a cada 2 cordas, apenas mudando de oitava. De forma geral os padrões simétricos são diagonais e excelentes para a troca de região do braço da guitarra durante a improvisação.

      Padrão 2 X 3 e Padrão 3 X 2

       

      Padrão 2 X 4 e Padrão 4 X 2

      Usa as 5 notas da pentatônica mais a Blue Note. A forma mais simples de executar esse tipo de padrão, o qual requer bastante abertura da mão esquerda, é dividir o shape em pequenos pedaços e deslocar a mão de forma horizontal no braço da guitarra.

      Padrão 2 X 4 e Padrão 4 X 2

      Experimente diferentes dedilhados:

       

      Padrão 2 X 4 – 1 2 1 2 3 4        1 3 1 2 3 4        1 3 1 1 2 3        2 2 1 2 3 4

      Padrão 4 X 2 – 1 2 4 4 1 2        1 3 1 3 1 2        1 1 3 4 1 2        1 2 4 4 2 3


      Padrão 3 X 1 e Padrão 1 X 3

      Permite velocidade para a execução linear quando palhetado com sweep. Requer bastante abertura da mão esquerda, que deverá estar relaxada, quando possível.

      Padrão 3 X 1 e Padrão 1 X 3

       

      Padrão 3 X 3 com Blue Note

      Usa o conforto do número fixo de notas por corda e permite um bom desempenho ao longo do braço. É bastante comum a repetição (circular) dos padrões em cada corda.

      Padrão 3 X 3 com Blue Note

       

      Padrão 1 X 5 e Padrão 5 X 1

       

      Exige o controle da palhetada alternada já que usa 5 notas em uma corda. O desafio nesse tipo de padrão é encontrar um bom dedilhado que permita um desempenho satisfatório. Tem uma abrangência diagonal e bastante abertura, por isso se popularizou dentro dos licks com tapping.

      Padrão 1 X 5 e Padrão 5 X 1

      Experimente diferentes dedilhados:

       

      Padrão 1 X 5 – 2 1 2 3 4 4        3 1 3 1 2 4        3 1 3 4 1 4        3 1 2 3 4 T

      Padrão 5 X 1 – 1 1 2 3 4 2        1 4 1 2 3 2        1 4 T T T 4       1 3 4 T T T


      Pentatônica m7 X escala maior (diatônica) e sua relativa menor

      Toda escala maior (ou diatônica), possui uma escala relativa menor, ou seja, um escala menor que possui as mesmas notas. Essa relativa fica 1 ½ tom abaixo da escala maior.


      Exemplo 1: Dó maior possui as notas C D E F G A B.

      Nota Dó menos 1 ½ tom = Nota Lá, que é a relativa, que terá as notas A B C D E F G.

      Outra forma de achar a relativa é saber as notas da escala maior e reescrevê-la a partir da sexta nota.

      Ex: Dó maior possui as notas C D E F G A B, a sexta nota é Lá.

      Então a relativa de Dó maior será Lá menor com as notas A B C D E F G.


      Pra entender melhor vou dar um exemplo com outra escala maior…


      Exemplo 2: Mi maior possui as notas E F# G# A B C# D#.

      Nota Mi menos 1 ½ tom = Nota Dó#, que é a relativa, que terá as notas C# D# E F# G# A B.

      Ou…

      Ex: Mi maior possui as notas E F# G# A B C# D#, a sexta nota é Dó#.

      Então a relativa de Mi maior será Dó# menor com as notas C# D# E F# G# A B.

      Abaixo o quadro das relativas:

      As relativas menores de cada escala maior

      Outra forma de achar as notas que fazem parte de uma pentatônica m7 é modificar a escala relativa menor, tirando a segunda e a sexta nota.

       

      Exemplo 1: quais notas fazem parte da pentatônica de Am7?

      Pegue a escala menor relativa que tenha a mesma Tônica (nome), ou seja, Am.

      Am possui as notas A B C D E F G.

      Tire a segunda e sexta notas (B e F), sobrarão 5 notas que fazem parte da pentatônica de Am7 (A C D E G).

      Escala maior X Penta m7

      Exemplo 2: quais notas fazem parte da pentatônica de Fm7?

      Pegue a escala menor relativa que tenha a mesma Tônica, ou seja, Fm.

      Fm possui as notas F G Ab Bb C Db Eb.

      Tire a segunda e sexta notas (G e Db), sobrarão 5 notas que fazem parte da pentatônica de Fm7 (F Ab Bb C Eb).

      Escala maior X Penta m7

      Aplicação da Pentatônica m7


      1 – Música em tom menor – Use a pentatônica na tônica da música.

      Exemplo: Se o tom da música for Lá menor, use a pentatônica m7 em Lá (Am7).

      2 – Música em tom maior – Use a pentatônica na relativa menor.

      Exemplo: Se o tom da música for Dó maior, a relativa será Lá menor, use a penta de Am7.

      3 – Blues maior – O Blues e outros estilos derivados podem fugir das regras e é possível usar a pentatônica na tônica da música.

      Exemplo: Blues em A maior, use a pentatônica de Am7.

      4 – Blues menor – Use a pentatônica na tônica da música.

      Exemplo: Blues em A menor, use a pentatônica m7 em A (Am7).


      De forma geral no Blues você pode tocar a pentatônica na tônica do acorde, quando esse for do tipo T7 ou Tm7. Muda o acorde, mude a pentatônica.

      Exemplo: Blues em A, cadência de 12 compassos.


      A7 | % | % | % | D7 | % | A7 | % | E7 | D7 | A7 | E7


      Acorde de A7 – Penta de Am7

      Acorde de D7 – Penta de Dm7

      Acorde de E7 – Penta de Em7


      Na tabela abaixo você encontra o resumo das aplicações da pentatônica m7:

      Aplicação da Pentatônica m7

      Relação entre Pentatônica m7 e Pentatônica Maior

       

      Da mesma forma que uma escala maior tem a sua relativa menor e vice-versa, as pentatônicas podem usar essa mesma lógica.

      Dó maior (C D E F G A B) tem as mesmas notas de Lá menor (A B C D E F G), são relativas.

      Então existe uma pentatônica chamada de Maior, que tem as mesmas notas da pentatônica m7.

      Penta de Am7 (A C D E G) tem as mesmas notas da Penta de C (C D E G A).

      Outra forma de achar as notas que fazem parte de uma pentatônica maior é modificar a escala maior, tirando a quarta e a sétima nota.


      Exemplo 1: quais notas fazem parte da pentatônica de C?

      Pegue a escala maior que tenha a mesma Tônica (nome), ou seja, C.

      C possui as notas C D E F G A B.

      Tire a quarta e sétima notas (F e B), sobrarão 5 notas que fazem parte da pentatônica de C (C D E G A).

      Escala maior X Penta maior

      Os shapes vão ser os mesmos pois as notas são idênticas, o que muda é a numeração de cada shape.

       

      • Shape 1 da Penta de Am7 vira o Shape 5 da Penta de C
      • Shape 2 da Penta de Am7 vira o Shape 1 da Penta de C
      • Shape 3 da Penta de Am7 vira o Shape 2 da Penta de C
      • Shape 4 da Penta de Am7 vira o Shape 3 da Penta de C
      • Shape 5 da Penta de Am7 vira o Shape 4 da Penta de C

      Observe abaixo os desenhos da Pentatônica de C com a Blue Note:

      Os 5 shapes da Pentatônica de C com Blue Note

       

      Na prática não existe diferença entre as 2 pentatônicas, opte por usar uma delas. A denominação m7 é a mais comum, a qual eu recomendo. Agora se preferir o termo pentatônica maior use a tabela abaixo para aplicá-la de forma correta:

       

      Aplicação da Pentatônica maior

      Padrões com notas omitidas

      Nem todos os padrões precisam ser completos contendo todas as notas da pentatônica. Você pode usar shapes que omitam uma das notas da escala criando uma sonoridade alternativa na aplicação da penta. Muitos desses shapes vão ser simétricos, o que facilita a execução, visualização no braço da guitarra e memorização. Confira abaixo alguns desses padrões:

      Padrões com notas omitidas

       

      Padrões com notas acrescentadas

      Ao mesmo tempo em que se omite alguma nota da pentatônica é possível acrescentar uma nota cromática (de passagem), facilitando a execução de algumas passagens e criando uma sonoridade diferente. Observe alguns exemplos abaixo:

      Padrões com notas acrescentadas

      Abaixo uma tabela com o resumo da aplicação da pentatônica m7 e a relação dela com as tonalidades maiores e menores:

      Aplicação e posicionamento da Pentatônica m7

      Para entender a tabela…

      Exemplo: aplicação da pentatônica de Am7 (A C D E G)

      • Shape 1 será tocado nas casas 5 ou 17 que corresponde a nota Lá, primeira nota da penta.
      • Shape 2 será tocado nas casas 8 ou 20 que corresponde a nota , segunda nota da penta.
      • Shape 3 será tocado nas casas 10 ou 22 que corresponde a nota , terceira nota da penta.
      • Shape 4 será tocado nas casas 0 ou 12 que corresponde a nota Mi, quarta nota da penta.
      • Shape 5 será tocado nas casas 3 ou 15 que corresponde a nota Sol, quinta nota da penta.

      É possível usar a penta de Am7 quando os tons forem C maiorA menor ou Blues em A maiorBlues em C maior e Blues em A menor.

      ________________________________________________________________________________________________________________

      Para outros shapes de pentatônica m7 clique aqui

      Valeu pessoal e até a proxima!

      Fiquem com um vídeo no qual executo uma música do meu CD solo.

      Abraços…

      deniswarren Florianópolis / SC | 20 músicas | 1092 batalhas | 26 lições
      Toco guitarra e violão a 25 anos e atuo profissionalmente a 20 anos. Toquei em bandas de vários ...leia mais »
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