Olá, pessoal!
Bom, vamos iniciar o estudo em harmonia modal. Modo significa a ordem em que os graus de uma escala se encontram. O objetivo desse estudo é encontrar novas sonoridades. Devemos saber que, diferente da harmonia tonal, não vamos depender das cadências e funções harmônicas (Dominantes, Subdominantes, etc). Mas teremos também uma forma de analisar a troca de acorde dentro de cada modo. Teremos três tipos de acordes dentro de um modo:
- Tônica (T), Apoio (A) e Cadencial (C).
O modo Dórico possui os seguintes intervalos: T 2M 3m 4J 5J 6M e 7m. Vamos pegar um exemplo em C maior, o modo dórico seria D E F G A B C D. Trata-se de um modo menor, pois possui a 3m…então, assim sendo, vamos comparar o D dórico com a escala menor natural de D. Qual é a diferença entre elas?
A diferença é que na escala menor natural temos a 6m(Bb) e no modo dórico temos a 6M(B). Isso significa que a 6M é a nota característica do modo dórico. Sendo assim, vamos analisar quais acordes do modo dórico possuem a 6M, lembrando que são os mesmos acordes do C.H. de C maior, porém, começando do segundo grau (acordes do gênero diminuto ficam de fora, pois eles tem como característica a tensão de um acorde dominante e pedirá a resolução na tônica do campo, que é C):
O primeiro acorde é chamado de Acorde Tônica, os acordes que possuem a 6M(nota característica) são chamados de Cadenciais, e o restante dos acordes são chamados de Apoio. Então temos como Tônica: Dm; Apoio: F, Am, C; e os Cadenciais: Em, G.
Agora faremos a mesma coisa, dessa vez com tétrades:
Temos como Tônica: Dm7; Apoio: F7M, Am7; e os Cadenciais: Em7, G7, C7M.
Agora é só gravar os acordes e aplicar as escalas corretas, formatos do modo dórico são bem-vindos, além de pentatônicas, etc.
Baixem esses exemplos de progressões nesse link http://www.4shared.com/file/IeOUtPpn/Modo_Drico_-_Progresses.html .
Abraços e bons estudos!
Bom dia / poderia me dizer como achar osa acordes de 6M fiz o Campo Harmonico e deu diferente dos seus //
Parabéns pelo trabalho, está me ajudando bastante, porém tenho uma dúvida: Se retiramos o Bm7(5b) já que ele dá característica de tensão pedindo resolução na tônica do campo harmônico, por que o G7 continua no campo já que ele tem uma tensão também que pede pela tônica do campo (que no caso é C)?
Primeiramente parabéns pelo excelente trabalho,surgiu-me uma dúvida em relação à harmonia modal: Os acordes,Tônica,Apoio e Cadenciais tem alguma função harmônica ou são utilizados de acordo com o "feeling" da música?.
Olá alex, obrigado pelo apoio. Na harmonia modal, os acordes não ficam dependentes das funções harmônicas (função tônica, subdominante e dominante) toque por exemplo Dm Am G e Dm, e perceba que a sonoridade fica interessante, é diferente de você fazer Dm Am G e C, onde há usa resolução.
Cara Deus te abençoe e que a cada dia ele sempre te de inspiração para preparar essas lições maravilhosa. Abraços!
amem cara, que Deus te abençoe tambem, obrigado pelo comentário, abraços!!!