Olá, pessoal do Guitar Battle!
Essa é a continuação da aula “Intervalos: parte 1 (definição)“, onde vamos ampliar o conceito de intervalos e entender a aplicação prática em arranjos de guitarra e banda.
Batimento: intervalos próximos como as segundas e sétimas ou ainda intervalos abaixo do 1/2 tom quando tocados de forma harmônica soam fragmentados, como uma “vibração exagerada” e oscilação definida. Esse efeito acústico chamamos de batimento, que é provocado pelo reforço e cancelamento periódico da amplitude das ondas sonoras. Por exemplo, 2 ondas de frequências muito próximas, de 440hz e 448hz. Entrarão e sairão de fase numa taxa de 8 vezes por segundo e essa oscilação é facilmente percebida. Se formos aproximando a afinação entre as notas essa taxa vai caindo até desaparecer no uníssono. Usamos esse artifício para auxiliar a afinação do instrumento. Os intervalos consonantes imperfeitos ganham essa denominação pois existe, de forma sutil, batimento entre as notas do intervalo, não são estáveis como as consonâncias perfeitas, onde o batimento é mínimo.
O Trítono: é o nome dado ao intervalo de 3 tons -> Quarta aumentada (#4, #11) ou quinta diminuta (b5). A maior distância entre duas notas dentro de uma oitava é o trítono (3 tons) e o mesmo intervalo se repete a cada trítono (3 tons).
Exemplo: F e B possuem 3 tons de distância, B e F também.
F + 3 tons = B | B + 3 tons = F
Apesar da distância o intervalo de trítono soa dissonante e a explicação está dentro da série harmônica (harmônicos que soam junto com a nota).
Observe o conflito de 1/2 tom entre os harmônicos B e C, F e F#, F# e G, C e C#. Para uma nota grave conseguimos escutar, em condições perfeitas, até 16 harmônicos. Na prática os 6 primeiros harmônicos são evidentes e determinantes.
Inversão de intervalos: na prática invertemos o intervalo quando tocamos a segunda nota antes da primeira.
Exemplo: Intervalo entre Dó e Fá.
Dó Ré Mi Fá -> 4 notas -> Quarta
Dó até Fá tem 2½ tons -> Quarta Justa
Agora invertendo temos Fá e Dó.
Fá Sol Lá Si Dó -> 5 notas -> Quinta
Fá até Dó tem 3½ tons -> Quinta Justa
Então a inversão do intervalo de Quarta Justa será um intervalo de Quinta Justa.
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Dica 1: a inversão do intervalo é sempre o número que falta para completar 9…
Inversão de 1 será 8 pois 9-1=8 Inversão de 5 será 4 pois 9-5=4
Inversão de 2 será 7 pois 9-2=7 Inversão de 6 será 3 pois 9-6=3
Inversão de 3 será 6 pois 9-3=6 Inversão de 7 será 2 pois 9-7=2
Inversão de 4 será 5 pois 9-4=5 Inversão de 8 será 1 pois 9-8=1
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Dica 2: A inversão do tipo
Diminuto -> Aumentado
Menor -> Maior
Justo -> Justo
Maior -> Menor
Aumentado -> Diminuto
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Semitons diatônicos ou cromáticos: dizemos que um semitom é cromático quando o nome da nota permanece, por exemplo, de C para C#. Ele é diatônico quando o nome da nota muda, por exemplo, de C para Db.
Enarmonia: dois intervalos são considerados enarmônicos quando possuem a mesma frequência sonora mas recebem nomes diferentes. Exemplo: C# e Db.
Arranjo de guitarras em intervalo de Terças e Sextas: um efeito bastante tradicional no arranjo de guitarras é separá-las em intervalos de terças ou sextas. Isso reduz o batimento dessas consonâncias imperfeitas, limpando o som. Exemplo em audio, primeiro os intervalos de terças numa única guitarra e depois com duas guitarras:
Como os acordes de tríade e tétrade são construídos pela sobreposição de terças, separa-se as guitarras colocando cada uma numa das notas do acorde. As posições mais comuns são a terça ou quinta do acorde, enquanto o baixo faz a tônica. Quando o acorde é uma tríade é bastante comum a troca do intervalo de terça pela quarta justa, ou de sexta pela quinta justa, para respeitar a estrutura do acorde. No acorde T7, quando uma das guitarras está tocando a sétima, harmoniza-se com uma terça. Se o acorde aceitar a tensão T7(b9) coloca-se uma terça menor, se o acorde aceitar a tensão T7(9) coloca-se uma terça maior. Veja nos exemplos abaixo os casos em que o arranjo de terças muda para quarta e o arranjo de sextas muda para quinta:
Exemplo 1 (Gtrs em terça): acorde de C, Guitarra 1 tocando a quinta justa -> Nota Sol.
A guitarra 2 tocará a nota mais aguda Dó (4a justa entre a Gtr1 e Gtr2), pois o acorde não tem sétima. A sequência tem que respeitar as notas da tríade: C E G C.
Exemplo 2 (Gtrs em sexta): acorde de C, Guitarra 1 tocando a tônica -> Nota Dó.
A guitarra 2 tocará a nota mais aguda Sol (5a justa entre a Gtr1 e Gtr2), pois o acorde não tem sexta. A sequência tem que respeitar as notas da tríade: C E G C.
Exemplo 3 (Gtrs em terça): acorde de C7, Guitarra 1 tocando a sétima menor -> Nota Sib.
Se a harmonia aceitar a tensão C7(b9) a guitarra 2 toca a nota Db (3a menor entre a Gtr1 e Gtr2). Mantivemos o arranjo em terça mas acrescentamos uma nota de tensão que não faz parte da estrutura do acorde, o Réb. A mudança para o arranjo de quarta justa pode ser usado nesse contexto mas o intervalo entre Sib (Gtr1) e Mi (Gtr2) será dissonante (trítono).
Se a harmonia aceitar a tensão C7(9) a guitarra 2 toca a nota D (3a maior entre a Gtr1 e Gtr2), mesma situação da de cima, adaptando a tensão ao acorde.
Se a harmonia aceitar a tensão C7(#9) a guitarra 2 toca a nota D# (4a justa entre a Gtr1 e Gtr2).
Intervalos no braço da guitarra: ao longo do braço a relação intervalar se mantém. Tenha cuidado apenas com a segunda corda (B), que é afinada meio tom abaixo das outras, tem que ser compensada tocando-se uma casa acima.
Exercícios de assimilação – Vídeo:
Vídeo 2: Intervalos Consonantes Imperfeitos (3a menor e maior, 6a menor e maior)
Nesse vídeo você escutará cada intervalo tocado de forma ascendente e descendente em 3 oitavas, com e sem distorção, de forma melódica e harmônica e separado em 2 guitarras. Tente interiorizar o som de cada intervalo escutando atentamente buscando relações com as coisas que toca e ouve. Depois de escutar cada um dos intervalos faça o exercício/ditado do final do video, escrevendo numa folha de papel o resultado.
Confira com a tabela de resultados e procure identificar onde e porque errou, se esse for o caso. Se conseguiu 100% de acertos siga para a proxima aula.
Para a continuação dessa aula clique em – Parte 3
Um abraço, até a próxima e não deixe de visitar o meu site!