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      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Intervalos: parte 2 (aplicação)

      Por: deniswarren | Categoria: Guitarra e Violão, Teoria 15505 exibições Dificuldade Intermediário

      Olá, pessoal do Guitar Battle!

      Essa é a continuação da aula “Intervalos: parte 1 (definição)“, onde vamos ampliar o conceito de intervalos e entender a aplicação prática em arranjos de guitarra e banda.

      Batimento: intervalos próximos como as segundas e sétimas ou ainda intervalos abaixo do 1/2 tom quando tocados de forma harmônica soam fragmentados, como uma “vibração exagerada” e oscilação definida. Esse efeito acústico chamamos de batimento, que é provocado pelo reforço e cancelamento periódico da amplitude das ondas sonoras. Por exemplo, 2 ondas de frequências muito próximas, de 440hz e 448hz. Entrarão e sairão de fase numa taxa de 8 vezes por segundo e essa oscilação é facilmente percebida. Se formos aproximando a afinação entre as notas essa taxa vai caindo até desaparecer no uníssono. Usamos esse artifício para auxiliar a afinação do instrumento. Os intervalos consonantes imperfeitos ganham essa denominação pois existe, de forma sutil, batimento entre as notas do intervalo, não são estáveis como as consonâncias perfeitas, onde o batimento é mínimo.

      Relação entre consonância, dissonância e batimento

      O Trítono: é o nome dado ao intervalo de 3 tons -> Quarta aumentada (#4, #11) ou quinta diminuta (b5). A maior distância entre duas notas dentro de uma oitava é o trítono (3 tons) e o mesmo intervalo se repete a cada trítono (3 tons).

      Exemplo: F e B possuem 3 tons de distância, B e F também.

      F + 3 tons = B    |    B + 3 tons = F

      Apesar da distância o intervalo de trítono soa dissonante e a explicação está dentro da série harmônica (harmônicos que soam junto com a nota).

      Conflito entre os harmônicos do trítono

       

      Observe o conflito de 1/2 tom entre os harmônicos B e C, F e F#, F# e G, C e C#. Para uma nota grave conseguimos escutar, em condições perfeitas, até 16 harmônicos. Na prática os 6 primeiros harmônicos são evidentes e determinantes.

       

      Inversão de intervalos: na prática invertemos o intervalo quando tocamos a segunda nota antes da primeira.

      Exemplo: Intervalo entre Dó e Fá.

      Dó Ré Mi Fá -> 4 notas -> Quarta

      Dó até Fá tem 2½ tons -> Quarta Justa

      Agora invertendo temos Fá e Dó.

      Fá Sol Lá Si Dó -> 5 notas -> Quinta

      Fá até Dó tem 3½ tons -> Quinta Justa

      Então a inversão do intervalo de Quarta Justa será um intervalo de Quinta Justa.

      ___________________________________________________________________________________________

      Dica 1: a inversão do intervalo é sempre o número que falta para completar 9…

      Inversão de 1 será 8 pois 9-1=8                      Inversão de 5 será 4 pois 9-5=4

      Inversão de 2 será 7 pois 9-2=7                      Inversão de 6 será 3 pois 9-6=3

      Inversão de 3 será 6 pois 9-3=6                      Inversão de 7 será 2 pois 9-7=2

      Inversão de 4 será 5 pois 9-4=5                      Inversão de 8 será 1 pois 9-8=1

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      Dica 2: A inversão do tipo

      Diminuto -> Aumentado

      Menor -> Maior

      Justo -> Justo

      Maior -> Menor

      Aumentado -> Diminuto

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      Semitons diatônicos ou cromáticos: dizemos que um semitom é cromático quando o nome da nota permanece, por exemplo, de C para C#. Ele é diatônico quando o nome da nota muda, por exemplo, de C para Db.

      Enarmonia: dois intervalos são considerados enarmônicos quando possuem a mesma frequência sonora mas recebem nomes diferentes. Exemplo: C# e Db.

      Arranjo de guitarras em intervalo de Terças e Sextas: um efeito bastante tradicional no arranjo de guitarras é separá-las em intervalos de terças ou sextas. Isso reduz o batimento dessas consonâncias imperfeitas, limpando o som. Exemplo em audio, primeiro os intervalos de terças numa única guitarra e depois com duas guitarras:

      Tablatura do exemplo em áudio

       

      Como os acordes de tríade e tétrade são construídos pela sobreposição de terças, separa-se as guitarras colocando cada uma numa das notas do acorde. As posições mais comuns são a terça ou quinta do acorde, enquanto o baixo faz a tônica. Quando o acorde é uma tríade é bastante comum a troca do intervalo de terça pela quarta justa, ou de sexta pela quinta justa, para respeitar a estrutura do acorde. No acorde T7, quando uma das guitarras está tocando a sétima, harmoniza-se com uma terça. Se o acorde aceitar a tensão T7(b9) coloca-se uma terça menor, se o acorde aceitar a tensão T7(9) coloca-se uma terça maior. Veja nos exemplos abaixo os casos em que o arranjo de terças muda para quarta e o arranjo de sextas muda para quinta:

      Exemplo 1 (Gtrs em terça): acorde de C, Guitarra 1 tocando a quinta justa -> Nota Sol.

      A guitarra 2 tocará a nota mais aguda Dó (4a justa entre a Gtr1 e Gtr2), pois o acorde não tem sétima. A sequência tem que respeitar as notas da tríade: C E G C.

      Exemplo 2 (Gtrs em sexta): acorde de C, Guitarra 1 tocando a tônica -> Nota Dó.

      A guitarra 2 tocará a nota mais aguda Sol (5a justa entre a Gtr1 e Gtr2), pois o acorde não tem sexta. A sequência tem que respeitar as notas da tríade: C E G C.

      Exemplo 3 (Gtrs em terça): acorde de C7, Guitarra 1 tocando a sétima menor -> Nota Sib.

      Se a harmonia aceitar a tensão C7(b9) a guitarra 2 toca a nota Db (3a menor entre a Gtr1 e Gtr2). Mantivemos o arranjo em terça mas acrescentamos uma nota de tensão que não faz parte da estrutura do acorde, o Réb. A mudança para o arranjo de quarta justa pode ser usado nesse contexto mas o intervalo entre Sib (Gtr1) e Mi (Gtr2) será dissonante (trítono).

      Se a harmonia aceitar a tensão C7(9) a guitarra 2 toca a nota D (3a maior entre a Gtr1 e Gtr2), mesma situação da de cima, adaptando a tensão ao acorde.

      Se a harmonia aceitar a tensão C7(#9) a guitarra 2 toca a nota D# (4a justa entre a Gtr1 e Gtr2).

      Arranjo em terças/sextas para os acordes do Campo Harmônico Maior

       

      Intervalos no braço da guitarra: ao longo do braço a relação intervalar se mantém. Tenha cuidado apenas com a segunda corda (B), que é afinada meio tom abaixo das outras, tem que ser compensada tocando-se uma casa acima.

      Intervalos no braço (desenho 1)

      Intervalos no braço (desenho 2)

      Intervalos no braço (desenho 3)

      Intervalos no braço (desenho 4)

      Intervalos no braço (desenho 5)

      Intervalos no braço (desenho 6)

      Intervalos no braço (desenho 7)

      Intervalos no braço (desenho 8)

       

      Exercícios de assimilação – Vídeo:

      Vídeo 2: Intervalos Consonantes Imperfeitos (3a menor e maior, 6a menor e maior)

      Nesse vídeo você escutará cada intervalo tocado de forma ascendente e descendente em 3 oitavas, com e sem distorção, de forma melódica e harmônica e separado em 2 guitarras. Tente interiorizar o som de cada intervalo escutando atentamente buscando relações com as coisas que toca e ouve. Depois de escutar cada um dos intervalos faça o exercício/ditado do final do video, escrevendo numa folha de papel o resultado.

      • Identifique o intervalo
      • Classifique em harmônico ou melódico
      • Classifique em ascendente ou descendente

       

      Confira com a tabela de resultados e procure identificar onde e porque errou, se esse for o caso. Se conseguiu 100% de acertos siga para a proxima aula.

      Respostas para o exercício do vídeo acima

      Para a continuação dessa aula clique em – Parte 3

      Um abraço, até a próxima e não deixe de visitar o meu site!

      deniswarren Florianópolis / SC | 20 músicas | 1092 batalhas | 26 lições
      Toco guitarra e violão a 25 anos e atuo profissionalmente a 20 anos. Toquei em bandas de vários ...leia mais »
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