Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Estudo Formal e Estudo Informal - um olhar reflexivo

      Por: Alexandre Bastos | Categoria: Guitarra e Violão, Teoria 5423 exibições Dificuldade Iniciante

      Certamente há uma enorme quantidade de opiniões a respeito do estudo formal e do estudo informal de música e de guitarra. Há quem entenda que o estudo formal é necessário para quem deseja se profissionalizar e também há quem entenda que este tipo de estudo é válido para buscar orientações adequadas para evoluir no instrumento, ainda que não seja um profissional do instrumento. Também há uma outra corrente que entende que o estudo de música e o estudo de guitarra pode ser feito de maneira informalizada (alguns dizem ser isso como o “auto-didata”), pois apenas querem tocar para lazer proprio ou por uma paixão contida. Dentro disso também há quem entenda que o estudo informalizado traz beneficios para quem deseja se profissionalizar, pois assim o conhecimento que o individuo adquire é mais rápido e busca as informações teóricas quando realmente se fará uso delas.

      Realmente não vejo vantagens e desvantagens nestas correntes de pensamento.

      Vejo que há de fato uma busca pelo prazer de tocar um instrumento. Algo que considero um desejo legítimo e arte não não pode ser racionalizada, mas concluo que sempre há um determinado momento onde deve-se buscar uma orientação especifica no estudo.

      Nestes anos que leciono, sempre recebo e-mail diários sobre estas questões e todas seguem a mesma linha de raciocínio. Para não escrever as mesmas histórias, procurei sintetizar todas em apenas duas, para que todos possam fazer uma reflexão sobre elas.

      Os nomes foram trocados, mas ambas as histórias descritas são verdadeiras.

      “Ola meu nome é Adalberto. Sou Engenheiro Civil, tenho 40 anos. Sou apaixonado por música desde de adolescente, mas fui estudar Engenharia. Dedico meu tempo livre para tocar guitarra, mas não tenho tempo para me dedicar ao estudo de maneira profunda. Não tenho interesse em saber partitura e teoria. Tive outros professores que tentaram me ensinar teoria e tudo mais, mas acho isso muito chato pois quero apenas tocar as músicas que gosto. Quero apenas saber que escala usar uma determinada musica e uma orientação adequada para tocar bem, pois quero tocar apenas com meus amigos para relaxar e me divertir.”

      “Oi meu nome é Pedro, tenho quinze anos e passo a maior parte do meu tempo livre, tocando guitarra e aprendendo tudo que posso em sites e redes sociais. Só que quero me tornar um profissional e meus pais dizem que se quero isso, tenho que procurar um professor com formação. Mas acho que se eu estudar teoria, não vou conseguir tocar o que já sei, porque vou ter que estudar o material que ele vai me ensinar e ai tenho medo de ficar desanimado. O que devo fazer para resolver isso?”

      Podemos ver que são duas realidades distintas. A primeira é de um homem maduro que deseja ter a música e a guitarra como uma distração de seu cotidiano e que estudar de maneira aprofundada é algo que lhe custará um tempo que não tem, devido a sua rotina de trabalho.

      No segundo caso é de um garoto que sonha em se tornar um profissional, que se dedica na maior parte do seu tempo livre, mas tem receio de desanimar, visto que ele tem clareza de que será necessária uma formação e orientação sólidas.

      Duas questões que são verdadeiramente legítimas. A conclusão para ambas é que cada um tem um determinado anseio e uma realidade diferentes.

      Realmente há bons sites relacionados ao ensino de guitarra. Estes sites possuem boas informações teóricas e bons professores que colaboram com aulas muito bem explicadas e com material detalhado e bem feito. Isso ajuda a quem não tem muito tempo e quer uma solução rápida para seus dilemas. Isso é de fato sem sombra de dúvida.

      Também há interessados e amantes do instrumento que desejam tocar apenas como forma de aliviar as tensões de um cotidiano atribulado e que não querem usar todo um conhecimento formalizado para isso. Assim como também há interessados e amantes do instrumento que sonham em se tornar profissionais, mas que tem receio de buscar um conhecimento mais adequado por terem uma visão distorcida do assunto.

      Eu acredito que uma aula com um professor nunca será substituída por artigos publicados. Um professor pode orientar de forma bem adequada mostrando de forma organizada o caminho que o aluno quer seguir, independente em qual estágio este aluno quer chegar.

      O conhecimento sempre é a chave para se abrir várias portas, isto o é sem dúvida alguma.

      Quando um aluno procura se especializar, ele deve ter em mente que terá apenas caminhos a serem seguidos e nunca soluções. Um professor que tem como tarefa máxima educar, deve apontar e orientar o que o aluno deve estudar, sempre o incentivando a pesquisar sobre aquilo que deseja estudar. Resumindo, todo o conhecimento que ele adquirir vai faze-lo descobrir o quão realmente ele esta próximo de quanto ele tem de estudar para tentar aprender todo o dia.

      Quando o aluno tem apenas o desejo de usar a música como prazer, o professor deve incentiva-lo a buscar os seus interesses e deve sempre intuir a busca do aluno, auxiliando-o em suas dificuldades e jamais forçando ensinamentos que este não está disposto a aprender. Resumindo, conhecer os processos teóricos de uma arte pode faze-lo desanimar em algo que ele busca apenas por diversão.

      Bem como é dito em duas frases milenares de nossa cultura.

      “A ignorância é uma benção”

      “O maior sábio é aquele que conhece sua própria ignorância”

       

       

      Alexandre Bastos Tenha aulas particulares São Paulo / SP | 2 músicas | 13 batalhas | 22 lições
      Guitarrista há 27 anos, atuou em varias bandas covers e autorais. Foi colaborador da Revista Cov ...leia mais »
      Estudei essa lição 32 estudaram essa lição

      Comentários (0)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar