Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Padrão pentatônico feito em palhetada alternada e palm mutting no estilo de Steve morse e Zakk Wylde

      Por: Samy Houchaimi | Categoria: Guitarra e Violão, Técnica 5594 exibições Dificuldade Intermediário

      Olá, pessoal do Guitar Battle!

      Nesta lição, nós iremos explorar o uso da técnica de palhetada alternada, tão característica do estilo de guitarristas como Steve Morse e Zakk Wylde.

      Para conseguir o efeito desejado é necessário que a primeira palhetada seja para baixo (downstroke), a segunda para cima (upstroke) e que essa alternância seja sempre mantida. Procure explorar esse exercício variando o ângulo da palheta em relação as cordas até encontrar  a posição mais confortável para a execução e também a com melhor sonoridade, lembre-se que o timbre muda, mesmo que sutilmente, quando modificamos a maneira de palhetar .

      Vamos treinar também a a técnica de palm mutting, na qual abafamos as cordas no momento da execução utilizando a lateral da palma da mão da palheta encostada levemente sobre as cordas na região mais próxima da ponte da guitarra. Lembre-se  que é necessário achar a posição correta para o abafamento soe agradável.

      Dica : tente posicionar a mão praticamente sobre a ponte (cavalete) de seu instrumento e enquanto toca desloque a mesma em direção aos captadores até encontrar o ponto onde é possível ter maior definição das notas executadas.

      Treine o ex. abaixo com e sem a utilização de palm mutting e note a diferença sonora:

       

      Palhetada alternada

       

       

       

       

       

       

       

       

       

      O ideal é estudar os exercícios em baixa velocidade, visando sempre atingir  uma execução limpa e uniforme. Para isso, é imprescindível o uso de metrônomo. Note que acima de cada partitura/tab existe a informação sobre as BPM (batidas por minuto) ideais para a execução do exercício, que neste caso são de 120BPM. Mas comece seus estudos em um andamento mais baixo, por exemplo 60BPM, e acelere conforme for dominando a execução do estudo.

      Obrigado e até a próxima!

      Samy Houchaimi São Paulo / SP | 0 músicas | 0 batalhas | 12 lições
      Mais de quinze anos de experiência como músico profissional e professor de guitarra.
      Estudei essa lição 9 estudaram essa lição

      Comentários (0)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar