Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Licks Para Guitarra - Nos Estilos de Zakk Wylde e Chuck Berry

      Por: Samy Houchaimi | Categoria: Guitarra e Violão, Licks e Transcrições 22499 exibições Dificuldade Básico

      Olá, pessoal do Guitar Battle!

      Hoje continuaremos estudando a participação da guitarra no Rock N’ Roll. Uma boa maneira de se iniciar este estudo é o aprendizado de licks básicos do gênero. Desta forma é possível facilitar o desenvolvimento do domínio do instrumento e também aprender as características do estilo  musical .

      Lembre-se que é indispensável para qualquer músico ter um bom arsenal de licks e patterns, para que sejam utilizados no desenvolvimento das improvisações e até mesmo durante os processos de composições.

      O ex. 01 é claramente inspirado no estilo de guitarrristas que fundararam o estilo Rock, tais como Chuck Berry e Cliff Gallup,  a sonoridade nos remete imediatamente aos clássicos dos anos 1950 e 1960 e ao Rockabilly. Procure utilizar  timbre limpo de guitarra e se possivel adicione um pouco de reverb para conseguir a sonoridade cheia de ambiência típica  do estilo.

      Obs : Você pode tocar as duas pimeiras notas (E e F#) da partitura/tab com a técnica que mais lhe for mais conveniente, no exemplo em aúdio eu utilizei a ligadura (legato), mas execute essa parte algumas vezes também em palhetada alternada ou fazendo slide e note como a sonoridade fica diferente, já nas notas seguintes do lick faça uso da técnica de palhetada alternada.

      Rockabilly Style

       

       

       

       

       

       

       

       

       

      O Heavy Metal é  extremamente popular e amado por todos e certamente um dos guitarristas mais admirados do gênero é  Zakk Wylde que  serviu como inspiração para a criação do ex. 02. Toque  utilizando a técnica de palhetada alternada e abafe as cordas (palm-mutting) nas duas notas iniciais de cada tercina. Use timbre de guitarra mais saturado (distorção),  com bastante sustain e ataque, além de reverb.

      Zakk Wilde Style

       

       

       

       

       

       

       

       

       

      Os exemplos destá lição estão na tonalidade de Am dórico .

      O ideal é estudar os exercícios em baixa velocidade, visando sempre atingir  uma execução limpa e uniforme. Para isso, é imprescindível o uso de metrônomo. Note que acima de cada partitura/tab existe a informação sobre as BPM (batidas por minuto) ideais para a execução do exercício, que neste caso são de 120BPM. Mas comece seus estudos em um andamento mais baixo, por exemplo 60BPM e acelere conforme for dominando a execução do estudo.

      Obrigado e até a próxima!

      Samy Houchaimi São Paulo / SP | 0 músicas | 0 batalhas | 12 lições
      Mais de quinze anos de experiência como músico profissional e professor de guitarra.
      Estudei essa lição 34 estudaram essa lição

      Comentários (9)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar