Olá, pessoal do Guitar Battle!
Bem-vindos a mais uma aula e espero que aproveitem bastante!
Pular de corda é um método de obtenção de som na guitarra que é diferente dos riff’s mais tradicionais. Em estilos mais tradicionais, o guitarrista – muitas vezes – toca várias notas em uma corda e em seguida, passa para a outra adjacente; improvisando sobre o braço do instrumento em um uma melodia mais linear. No salto de cordas (string skipping), uma corda (string) é muitas vezes ignorada durante o riff. Essencialmente esta técnica é utilizada para introduzir intervalos maiores do que normalmente são comuns em melodias de guitarra, criando assim o interesse melódico.
O salto de cordas (string skipping) é um recurso muito utilizado pelos guitarrista, pois permite conseguir sons mais agudos e graves em uma determinada frase, além disso, em alguns casos, pode até facilitar a localização de determinadas notas. Essa técnica pode contribuir muito para o desenvolvimento e evolução na técnica da palhetada alternada, dos ligados, dos arpejos e outras.
A técnica consiste em tocar as cordas da guitarra sem um padrão de deslocamento e sem a necessidade de tocar sempre em cordas vizinhas.Vale lembrar que o salto de corda tem diversas possibilidades de aplicação. Portanto, esta aula não é um ponto final no assunto e sim um estímulo para que você estudante do instrumento ou curioso sobre técnicas de guitarra possa buscar se aprofundar neste assunto. Recomendo muito a conhecerem guitarristas adeptos do uso do salto de cordas como Paul Gilbert e Eric Johnson.
Exemplo 1:
No primeiro exemplo temos um exercício bastante comum para nós guitarristas (1-2-3-4), que é o cromatico. Porém, neste caso, ele está aliado a técnica de pularmos uma corda adjacente.

Exercício cromático com salto de cordas
Exemplo 2:
Neste segundo exemplo apresentamos o uso do salto de cordas em uma escala, que neste caso é a pentatônica de Am. Observe atentamente os detalhes no momento de descer e subir no braço e a diferença de quando estudamos a escala da forma convencional (sem saltar cordas).

Escala pentatônica de Am com salto de cordas
Exemplo 3:
Neste exemplo apresentamos mais um desenho de escala conhecido, o G jônio. Desta vez, não palhetaremos, mas, utilizaremos o hammer-on pra executá-la e também saltando nas cordas.

Hammer-on com salto de cordas
Exemplo 4:
No último exemplo temos o salto de cordas apresentado com a técnica de tapping. Nesta abordagem, a sonoridade que pode ser obitda é fascinante, procure executar o tapping bem limpo e com nitidez a nota que está sendo martelada.

Tapping com salto de cordas
Assista a seguir ao vídeo com a execução de exemplos de aplicação da técnica salto de cordas, que foi abordada nesta aula:
http://www.youtube.com/watch?v=epdSI_4vskw
Dicas importantes:
Um abraço e até a próxima!
essa técnica de string skipping é muito interessante, fica mais interessante ainda com tapping...
legal mesmo!
antes desta aula eu nao fazia ideia do q era salto de corda
boa aula!
Show!
muy buena es la clase
Mtt boa a aula.
gostei muito valeu