Notificações Amigos pendentes
      Guitarra e Violão Contrabaixo

      Estudo de salto de cordas (string skipping)

      Por: brunopalma | Categoria: Guitarra e Violão, Técnica 14185 exibições Dificuldade Intermediário

      Olá, pessoal do Guitar Battle!

      Bem-vindos a mais uma aula e espero que aproveitem bastante!

      Pular de corda é um método de obtenção de  som na guitarra que é diferente dos riff’s mais tradicionais. Em estilos mais tradicionais, o guitarrista – muitas vezes – toca várias notas em uma corda e em seguida, passa para a outra adjacente; improvisando sobre o braço do instrumento em um uma melodia mais linear. No salto de cordas (string skipping), uma corda (string) é muitas vezes ignorada durante o riff. Essencialmente esta técnica é utilizada para introduzir intervalos maiores do que normalmente são comuns em melodias de guitarra, criando assim o interesse melódico.

      O salto de cordas (string skipping)  é um recurso muito utilizado pelos guitarrista, pois permite conseguir sons mais agudos e graves em uma determinada frase, além disso, em alguns casos, pode até facilitar a localização de determinadas notas. Essa técnica pode contribuir muito para o desenvolvimento e evolução na técnica da palhetada alternada, dos ligados, dos arpejos e outras.

      A técnica consiste em tocar as cordas da guitarra sem um padrão de deslocamento e sem a necessidade de tocar sempre em cordas vizinhas.Vale lembrar que o salto de corda tem diversas possibilidades de aplicação. Portanto, esta aula não é um ponto final no assunto e sim um estímulo para que você estudante do instrumento ou curioso sobre técnicas de guitarra possa buscar se aprofundar neste assunto. Recomendo muito a conhecerem guitarristas adeptos do uso do salto de cordas como  Paul Gilbert  e Eric Johnson.

      Exemplo 1:

      No primeiro exemplo temos um exercício bastante comum para nós guitarristas (1-2-3-4), que é o cromatico. Porém, neste caso, ele está aliado a técnica de pularmos uma corda adjacente.

       

      Exercício cromático com salto de cordas

      Exercício cromático com salto de cordas


      Exemplo 2:

      Neste segundo exemplo apresentamos o uso do salto de cordas em uma escala, que neste caso é a pentatônica de Am. Observe atentamente os detalhes no momento de descer e subir no braço e a diferença de quando estudamos a escala da forma convencional (sem saltar cordas).

      Escala pentatônica de Am com salto de cordas

      Escala pentatônica de Am com salto de cordas

      Exemplo 3:

      Neste exemplo apresentamos mais um desenho de escala conhecido, o G jônio.  Desta vez, não palhetaremos, mas, utilizaremos o hammer-on pra executá-la e também saltando nas cordas.

      Hammer-on com salto de cordas

      Hammer-on com salto de cordas

      Exemplo 4:

      No último exemplo temos o salto de cordas apresentado com a técnica de tapping. Nesta abordagem, a sonoridade que pode ser obitda é fascinante, procure executar o tapping bem limpo e com nitidez a nota que está sendo martelada.

      Tapping com salto de cordas

      Tapping com salto de cordas

      Assista a seguir ao vídeo com a execução de exemplos de aplicação da técnica salto de cordas, que foi abordada nesta aula:

      http://www.youtube.com/watch?v=epdSI_4vskw

      Dicas importantes:

      • Faça exercícios de aquecimento (de mãos e dedos) regularmente;
      • Cuidado pois a corda que está sendo evitada deve permanecer estritamente silenciosa;
      • Em caso de dor, pare e retome aos treinos somente quando sentir melhora;
      • Busque sempre pela intensidade de volume no som  produzido.

      Um abraço e até a próxima!

      brunopalma Cantagalo / RJ | 1 música | 2 batalhas | 3 lições
      Em 1997 inicio os estudos no violao popular e em 2002 começou também a estudar guitarra tomando ...leia mais »
      Estudei essa lição 16 estudaram essa lição

      Comentários (15)

      Comentar
      Responder Cancelar

      Outras Lições

      Tenha aula com os melhores

      Buscar